Loading…
Agile Brazil 2016 has ended
De Volta às Origens
7/11/2016 - 9/11/2016
PUCPR
Curitiba - PR - Brazil

Sign up or log in to bookmark your favorites and sync them to your phone or calendar.

Auditório Mendel (280 lugares) [clear filter]
Monday, November 7
 

14:00 GMT-02

Ué... não deveria ser... Indivíduos e interação EM EQUIL͍BRIO COM processos e ferramentas?
Após seguir fielmente este mantra do manifesto nos últimos anos, notamos que havia um grande desequilíbrio entre pessoas e processos. E que o MAIS QUE precisava ser encarado em nosso contexto como EM EQUILáBRIO COM. Como identificar os sintomas, perceber os sinais e idéias de como atuar em busca de um equilíbrio.

Speakers

Monday November 7, 2016 14:00 - 14:50 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

15:15 GMT-02

Gestão e Liderança: Mais Soft Skills ou Mais Hard Skills?
Os hard skills de gestão são: entender sobre sistemas, implementar ciclos de feedback, decidir centralizar ou descentralizar, interpretar um gráfico, compreender o "economics" de um processo, calcular riscos e outros. Rodrigo Yoshima acha que essas qualidades são mais primordiais que as soft skills.

As soft skills são: comunicação, empatia, motivar pessoas, promover a colaboração, entender a psicologia, atuar como coach, estimular o engajamento e tentar melhorar as pessoas. Alceu Bravo acha que as soft skills tem mais valor que as hard skills.

Ambos concordam que liderança é primordial, mas há diversas maneiras de um líder se manifestar, muitas delas contraditórias ou antagônicas. Nesta sessão Rodrigo e Alceu duelam, um pelos "números" e o outro pela "conversa". Qual será conclusão?

Speakers
avatar for Alceu Bravo

Alceu Bravo

Consultor, Bravo&Co
Alceu Bravo is a Board Member of Agile Alliance Brazil and works as a consultant, helping clients to build digital business based on Agile principles and practices. He has 40+ years of executive and software professional history in technology and service companies and has worked... Read More →
avatar for Rodrigo Yoshima

Rodrigo Yoshima

Consultor e Instrutor Lean/Agile, Aspercom
Melhorando o mercado, de empresa em empresa. Advanced Lean-Kanban University Trainer (AAKT) e Coach (KCP). Marido, pai de duas meninas, empreendedor e velejador...



Monday November 7, 2016 15:15 - 16:05 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

16:45 GMT-02

Uma métrica que importa
Ainda que controversas, métricas estão no cerne de todo o processo de melhoria contínua e amadurecimento de times e organizações. Cada contexto de negócio possuí uma métrica necessária para o entendimento e alavancagem das expectativas de crescimento e entrega. O segredo está em analisar, decidir e coletar dados de acordo com a realidade do seu cenário atual.
A idéia por trás do conceito de Uma única métrica que importa(OMTM) é encontrar o indicador correto para um dado instante, a partir do tipo de negócio que você está inserido no momento. De modo geral, você realmente deve focar em somente uma métrica chave por vez, mesmo que no decorrer do tempo ela mude devido á  realidade do seu projeto ou seu negócio.

Speakers
avatar for Victor Hugo Germano

Victor Hugo Germano

Owner, Lambda3
I am a brazilian entrepreneur, working with Agile since 2004. I have worked on many roles within the software industry. I've delivered code in production as a Software Developer, worked as a Release Engineer helping create the hole Delivery pipeline that now is known as DevOps. Today... Read More →


Monday November 7, 2016 16:45 - 17:35 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

18:00 GMT-02

Implantando métodos ágeis em áreas meio de uma empresa pública - Case de sucesso
Apresentação de sucesso da experiência e dos resultados da utilização de práticas ágeis dos métodos KanBan e SCRUM em área meio da empresa SERPRO, Gestão de Logística, de uma grande empresa pública.
O processo escolhido é referente á  Aquisição e Contratação de materiais e serviços.
Os ganhos obtidos foram:
- Alavancagem dos processos de negócio de uma área meio, através da aplicação de métodos ágeis
- Maior visibilidade e transpaência do processo de aquisição
- Maior engajamento e comprometimento dos envolvidos.
Apresentaremos também, as dificuldades, falhas e aprendizados obtidos até o momento, demostrando através de algumas métricas que evidenciam os ganhos obtidos e a realidade atual que o processo se encontra.

Speakers

Monday November 7, 2016 18:00 - 18:25 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)
 
Tuesday, November 8
 

11:00 GMT-02

O Julgamento da TI Bimodal
Neste duelo, você verá duas opiniões distintas sobre a utilização da TI Bimodal do Gartner. Além de uma breve apresentação sobre o que é, ambos palestrantes irão compartilhar quais aspectos estão sendo aplicados e considerados dentro de suas respectivas adoções e transformações ágeis.

Speakers
avatar for Guilherme Motta

Guilherme Motta

Project Manager, Toptal



Tuesday November 8, 2016 11:00 - 11:50 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

12:15 GMT-02

A revolução protestante ágil
Não é dinheiro que me motiva! Dinheiro corrompe! Eu não entendo de dinheiro!

Independe da sua opinião ou sentimento á  respeito dele, o dinheiro segue pagando por lamborghinis, louboutins e cartiers, da mesma forma que segue pagando por hospitais, escolas e iniciativas de auxílio a refugiados ou sobreviventes de desastres, além é claro, por guerras.

Nos isentarmos de discutir dinheiro não o torna menos importante, nem nos exime da responsabilidade e consequências das decisáµes que são tomadas em nosso nome, só nos torna ignorantes e quiçá irresponsáveis.

As escrituras (manifesto ágil) nunca nos proibiram de ganhar ou de lidar com dinheiro, e nesta sessão iremos discutir como nossa atitude em relação a ele precisa ser reformada.

Speakers
avatar for Erica Briones Graciano

Erica Briones Graciano

Innovation Specialist Extraordinaire, Thoughtworks
Innovation Specialist Extraordinaire na Thoughtworks e board member da Agile Alliance Brazil - apaixonada por inovação, agilidade e gatos - profissional com 18 anos de mercado, com experiência em fazer coisas acontecerem em empresas de grande e pequeno porte, com times nacionais... Read More →


Tuesday November 8, 2016 12:15 - 13:05 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

14:45 GMT-02

Voltando às origens: o passado, o presente e o futuro da agilidade após 15 anos do Manifesto ágil
Em 2016 o Manifesto ágil completa 15 anos desde que foi lançado. Nesta sessão resolvi fazer uma reflexão e voltar á s origens. Busquei em diversas fontes (blogs, artigos, palestras, livros, redes sociais, internet como um todo) várias definições públicas sobre o que é ser ágil. Tem de tudo. Definições simples, complexas, perfeitas, absurdas. Vou apresentá-las e discutir como essas definições influenciam o que, como e por que praticamos a agilidade. Juntarei isto com os principais insights gerados na inédita trilha da Agile Conference 2016 em Atlanta sobre o futuro da agilidade. Desta forma, pretendo discutir o "ser ágil" a partir de uma visão histórica, atual e futura, tendo como base estas definições e a minha própria experiência com o tema, olhando os primeiros 15 e os próximos 15 anos.

Speakers
avatar for Rafael Prikladnicki

Rafael Prikladnicki

Director of Tecnopuc, PUCRS



Tuesday November 8, 2016 14:45 - 15:35 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

16:00 GMT-02

Big Data além das ferramentas
Nos últimos anos _Big Data_ e _Data Science_ vem crescendo rapidamente como abordagens para solucionar novos (e antigos) problemas em diversos projetos. Muitas ferramentas, frameworks e plataformas surgem constantemente e a maioria das discussáµes mantém seu foco para os problemas técnicos que elas solucionam.

O objetivo dessa palestra é apresentar aspectos que geralmente ficam em segundo plano. Discutiremos agilidade em projetos de Big Data e Data Science e os novos desafios para a manutenção de um processo de desenvolvimento ágil, bem como a utilização desses conceitos a serviço da experiência do usuário e estratégia do negócio, através da apresentação de exemplos e suas aplicações em projetos reais.


Tuesday November 8, 2016 16:00 - 16:50 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)
 
Wednesday, November 9
 

14:00 GMT-02

Práticas ágeis: Cerimônias não ortodoxas
Nesta palestra vamos focar na apresentação de práticas ágeis que vão além das mais conhecidas provenientes de eXtreme Programming, Scrum e outras metodologias. Pouco se fala sobre como as equipes de desenvolvimento utilizam a metáfora de sistema, nesta palestra apresento como equipes que eu trabalhei no passado incluíram no seu dia a dia a prática de construir e compartilhar o conhecimento sobre o sistema. Também será abordado alguns cases de práticas utilizadas em startups, clientes e empresas de pequeno, médio e grande porte, algumas com fracasso e outras com sucesso. O intuito é proporcionar uma reflexão aos participantes da palestra e um convite a entender o seu próprio contexto experimentando, criando e avaliando os resultados de novas práticas ágeis.

Speakers
avatar for Guilherme Motta

Guilherme Motta

Project Manager, Toptal



Wednesday November 9, 2016 14:00 - 14:50 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

15:15 GMT-02

Acelerando Resultados Empresariais com Lean Business Analysis
Evoluímos muito nossas competências de análise em nível de produto, serviço, processo e projeto, mas ainda continuamos frágeis no nível de negócio, onde realmente as decisáµes precisam ser tomadas de forma rápida e efetiva. Apesar da Agile Extension to the BABOK (Business Analysis Body of Knowledge) ter consolidado uma nova forma de pensar a Análise de Negócios de forma ágil, ela carece de um discurso mais atraente para o nível executivo, que só percebe a necessidade de adaptação do modelo de negócio ou da cultura empresarial quando há um verdadeiro impacto positivo em seus resultados. Esta palestra apresenta a Lean Business Analysis como uma abordagem que supre estes gaps de forma pragmática e com foco na aceleração de resultados.

Speakers
avatar for Luiz Claudio Parzianello

Luiz Claudio Parzianello

Founder and CEO, Surya Digital
Surya Digital is a consulting and training company focused on accelerating business results based on Lean, Agile and Exponential approaches. I founded it in 2001 and adopted Agile as our mindset in 2002. I'm proud to be one the the first brazilian guys who spread the Agile values... Read More →


Wednesday November 9, 2016 15:15 - 16:05 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)
 


Twitter Feed

Filter sessions
Apply filters to sessions.