Loading…
Agile Brazil 2016 has ended
De Volta às Origens
7/11/2016 - 9/11/2016
PUCPR
Curitiba - PR - Brazil

Sign up or log in to bookmark your favorites and sync them to your phone or calendar.

Auditório Carlos Costa (196 lugares) [clear filter]
Monday, November 7
 

14:00 GMT-02

Implantação Scrum em escala: de volta às origens
Com o crescimento do Agile, aumentam os cenários de implantação com grande grupo de pessoas. Ao observar os benefícios da utilização do Scrum, muitas empresas têm dispendido esforços para escalar sua implementação.
Em decorência, alguns frameworks surgiram com o objetivo de solucionar os problemas advindos do ganho de escala, suscitando defensores e críticos.
O objetivo dessa apresentação é fomentar a reflexão sobre o tema da agilidade em escala com enfoque nos frameworks Scrum. é necessário escalar? Qual o real problema que temos a resolver? Os frameworks são a solução? Como implementá-los?
Ao fim será possível conhecer brevemente os principais frameworks Scrum escalados (SoS, Nexus, LeSS e SaS) e uma abordagem de implantação "de volta á s origens".

Speakers
avatar for Rodrigo Silva Pinto

Rodrigo Silva Pinto

Agile Coach, Concrete Solutions



Monday November 7, 2016 14:00 - 14:50 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

15:15 GMT-02

Dobro do resultado na metade do tempo
O desperdício de tempo, dinheiro e capital intelectual pode ser fatal para organizações. Em tempos de crise não é exagero considerar que tal desperdício seja um crime contra empresários, funcionários e sociedade em geral. Apesar disto, neste exato momento, a grande maiora das organizações está queimando dinheiro, perdendo tempo e jogando fora conhecimento e oportunidades ao desenvolver software de forma errada. Nesta palestra analisaremos em detalhes o maior caso documentado sobre resgate de projeto de software usando métodos ágeis e veremos que é possível resolver estes problemas, entregando o dobro do valor, na metade do tempo, com muito mais qualidade e economia.

Speakers
avatar for Rafael Miranda

Rafael Miranda

Cultura e Design Organizacional, HE:labs



Monday November 7, 2016 15:15 - 16:05 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

16:45 GMT-02

Direto Ao Ponto - Criando produto de forma enxuta (Livro: Paulo Caroli)
Com a Inception Enxuta em uma única semana de trabalho colaborativo entre time ativo do projeto e equipe do cliente, irão compreender os objetivos do produto, os principais usuários, e o escopo funcional de alto nível tal que o tamanho do projeto pode ser estimado e uma estratégia de lançamento incremental dos MVPs possa ser identificada.
A metodologia da Inception DiretoAoPonto foca no entendimento de valor do negócio e necessidade do usuário para sequenciar o MVP, no produto mínimo, na validação de pedaços menores, bem menos elaborados do que uma versão final, mas viável para verificar se o direcionamento está correto. Ao final da Inception terá a equipe muito bem alinhada e pronta para desenvolver o MVP.
Venha e pare de desperdiçar tempo e dinheiro criando o produto errado!

Speakers
avatar for Mayra R de Souza

Mayra R de Souza

Analista de Negócios, Thoughtworks
Analista de negócios na Thoughtworks, facilitadora de inception enxuta, práticas ágeis e workshops. É apaixonada por pessoas! ;) Tem 15 anos de experiência em gestão e desenvolvimento de pessoas, com foco na qualidade e entrega de valor. Empreendedora na sua jornada... Read More →



Monday November 7, 2016 16:45 - 17:35 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

18:00 GMT-02

5 fundamentos essenciais de padrões xUnit
Todos sabemos da importância de TDD e de testes automatizados para o desenvolvimento de software de qualidade. Entretanto, o quão familiar você é com padrões de testes xUnit? No livro “xUnit Test Patterns”, de Gerard Meszaros, vemos como levar nossos testes a um nível acima, melhorando a qualidade dos mesmos através da identificação desmells e uso de diversas práticas, muitas delas simples.

Speakers
avatar for Stefan Teixeira

Stefan Teixeira

QA Automation Engineer, Toptal
Stefan trabalha como QA Automation Engineer na Toptal. Entusiasta de Testes Automatizados (e de tudo que possa ser automatizado!), Agile Testing e da cultura DevOps. Nas horas livres, mantém dois blogs técnicos (stefanteixeira.com.br - pt-br e stefanteixeira.com - en). Co-organizador... Read More →



Monday November 7, 2016 18:00 - 18:25 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)
 
Tuesday, November 8
 

11:00 GMT-02

Autonomia para desenvolvedores: Construindo super comandos
Já pensou em ter as ferramentas necessárias para seu build e/ou criação de infraestrutura complexa na nuvem, executando, em seu servidor de entrega contínua, sem precisar abrir ticket? Não importa quão complexa seja sua necessidade, você pode ter ela atendida com definições dentro do seu código. Isto já é possível hoje.

Speakers

Tuesday November 8, 2016 11:00 - 11:50 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

12:15 GMT-02

Agile Analytics
Essa palestra tem como objetivo apresentar as técnicas, práticas, arquiteturas e ferramentas utilizadas em projetos *Agile Analytics*, e como elas se diferenciam de técnicas tradicionais de desenvolvimento de Data Warehouse e sistemas de Business Intelligence. Será apresentado também um modelo de maturidade em análise de dados para organizações, aonde destacamos as características necessárias para que uma organização possa ser considerada "data driven".

Quer saber mais sobre as diferenças entre projetos de desenvolvimento de software tradicionais e projetos que utilizam uma abordagem de *Agile Analytics*? Compareça a esta palestra e aprenda, através de exemplos elucidativos, a desenvolver sistemas de Ciência e Engenharia de Dados de forma ágil e eficaz.


Tuesday November 8, 2016 12:15 - 13:05 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

14:45 GMT-02

Fluxo único no portfolio de projetos com Kanban
Gerenciar todos os projetos da sua empresa é um grande desafio e a variabilidade pode ser um empecilho no planejamento do seu portfólio. Alguns projetos estratégicos são priorizados de última hora, outros perdem a importá¢ncia e são esquecidos.

Como priorizar? Como alocar o time? Como enxergar o todo?

E se ao invés de um time por projeto fosse possível ter um único time de alta capacidade trabalhando em todos os projetos e assim reduzindo o custo da variabilidade? Como rapidamente dobrar a capacidade de um time sem afetar a produtividade?

Venha conferir como estamos experimentando soluções para estes problemas na Taller, usando um Kanban de Fluxo ášnico. Por que aconteceu essa transição e como isso pode funcionar no desenvolvimento de software? Vamos descobrir!

Speakers
avatar for Rafael Caceres

Rafael Caceres

CEO, Taller



Tuesday November 8, 2016 14:45 - 15:35 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

16:00 GMT-02

Xp e Scrum 'from the trenches': mudando a LeroyMerlin de baixo para cima
A apresentação contara a nossa historia na LeroyMerlin desde março 2013, onde um micro-time de 3 pessoas iniciou um trabalho em Agil / XP, até hoje onde a cultura esta se espalhando de forma progressiva na empresa inteira.

Hoje mais de 200 pessoas de departamentos diferentes fazem standup-meetings diarios, o numero de Kanbans esta usado dentro da matriz deve ter passado dos 50 e cada vez mais priorizações de varias areas estão tomadas através de uma variaçõe de poker planing.

E uma historia que quer mostrar que é possível sim mudar uma empresa de grande porte (mais de 9000 funcionarios) para Agil de baixo para cima.

Speakers
avatar for Gaetan BELBEOCH

Gaetan BELBEOCH

Head of innovation / digital, LeroyMerlin
Passionate about Internet and Agile methodologies. Created and led XP/scrum teams to success for 12 years in Europe, China and Brazil. Geek, Ultra-curious and passionate about discovering people / cultures / methodologies / techniques / nature ...


Tuesday November 8, 2016 16:00 - 16:50 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)
 
Wednesday, November 9
 

14:00 GMT-02

Arquitetura de um Projeto com o #AGILEARCHITECTURECANVAS
A maioria das técnicas clássicas exige um tempo valioso para entender tudo o que ocorre na sua aplicação. O #AGILEARCHITECTURECANVAS é uma técnica simples e eficiente para mostrar a arquitetura do seu projeto.

Speakers
avatar for Anderson Diniz Hummel

Anderson Diniz Hummel

Agile Coach, Adaptworks



Wednesday November 9, 2016 14:00 - 14:25 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

14:30 GMT-02

Indentificando, monitorando e gerindo dívida técnica
Mais de 20 anos se passaram desde que essa metáfora foi criada em 1992 e a partir de então o conceito se tornou conhecido mas não amplamente compreendido. Esta metáfora vem ganhando força e sendo cada vez mais reconhecida como de grande utilidade tanto para a melhoria da qualidade do projeto, quanto para a comunicação entre engenheiros e executivos. Porém, pesquisas tem demonstrado que embora o crescimento da discussão sobre o assunto, o termo é utilizado de forma contraditória no cyber espaço. Por isso, o objetivo deste talk é proporcionar um melhor entendimento do termo, adicionando sugestáµes, formas e ferramentas para identificá-las, monitorá-las e gerí-las.

Speakers
avatar for Graziela Simone Tonin

Graziela Simone Tonin

Professor/Researcher/Student/Dreamer, UFFS
In 2005 I started working on a team that developed a RPG game. I worked through the roles of developer, analyst, project manager, IT coordinator, consultant ... since 2009 I have been working with​​Technical Debt, starting with the Samsung project In Recife/Brazil. I won a worldwide... Read More →



Wednesday November 9, 2016 14:30 - 14:55 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

15:15 GMT-02

Utilização de métricas para análise e melhoria do processo ágil
O questionamento de clientes e outros envolvidos quanto a prazos de entrega, velocity e expectativas quanto a entrega de uma release é bem recorrente no desenvolvimento de software, e não é diferente no contexto ágil. Projetar datas de entrega usando velocidades de sprint são muito imprecisas. Quais são as técnicas alternativas para obter projeções mais realistas? Como antecipar possíveis gargalos dentro do processo de construção do meu produto? Como posso expor para os stakeholders as evoluções dos times de forma transparente e simplificada? De forma simples e sem complicação, esperamos reforçar a importá¢ncia em se gerar aprendizado a partir dos dados, com exemplos práticos que podem ser aplicados no dia-a-dia.

Speakers
avatar for Breno Campos

Breno Campos

Project Manager, Plataformatec



Wednesday November 9, 2016 15:15 - 15:40 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

15:45 GMT-02

Projetos ágeis também falham
Provavelmente você conhece alguém que já pensou algo como: "Tá tranquilo, tá favorável, eu agora uso métodos ágeis"

Speakers
avatar for Eduardo Meira Peres

Eduardo Meira Peres

Diretor, DBServer
Sou líder da unidade Inovação e da unidade Pessoas e Cultura da DBServer, empresa que ajudei a criar há mais de 25 anos, e além de trabalhar eu dou aula na Escola Politécnica da PUCRS. :-)Estudo sapateado, minha terapia é cozinhar e adoro compartilhar experiências. Juntar... Read More →



Wednesday November 9, 2016 15:45 - 16:10 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)
 


Twitter Feed

Filter sessions
Apply filters to sessions.