Loading…
Agile Brazil 2016 has ended
De Volta às Origens
7/11/2016 - 9/11/2016
PUCPR
Curitiba - PR - Brazil

Sign up or log in to bookmark your favorites and sync them to your phone or calendar.

Software em Funcionamento mais que Documentação Abrangente [clear filter]
Monday, November 7
 

14:00 GMT-02

Entendendo e Aplicando Especificação por Exemplos
Especificação utilizando exemplos é uma técnica bastante poderosa em projetos ágeis porque nos ajudam e identificar e entender os requisitos para construir o produto correto e com o real valor de negócio ao cliente.

Durante essa sessão mão na massa, você poderá aprender mais sobre a técnica, assim como sobre boas práticas que te ajudarão a levantar requisitos de negócio com mais valor para o time e escrever especificações mais efetivas. Ao final, toda esta especificação gerada documenta o projeto e é utilizada como base para testes de regressão.
Esta sessão mão na massa foi feita para TOD@S, independente de papeis e responsabilidades no time.

Portanto, se você tem interesse em se tornar melhor na escrita e entendimento de especificações, junte-se a nós nessa sessão!

Speakers
avatar for Luiza Helena Santos Nunes

Luiza Helena Santos Nunes

QA/Project Manager, ThoughtWorks
Luiza é formada em Banco de Dados pela FATEC de São José dos Campos. Trabalha na ThoughtWorks desde 2012, e tem experiência em diversas frentes. Já trabalhou como analista de qualidade, líder de desenvolvimento de pessoas e atualmente é gestora de projetos ágeis.
avatar for Pedro Silva

Pedro Silva

QA Consultant, Thoughtworks
Formado em Analise de Sistemas pelo SENAC/RS e atualmente consultor de desenvolvimento e qualidade de software na Thoughtworks Brasil. Pedro acredita que compartilhamento de experiência é a melhor forma de aprender conteúdo.



Monday November 7, 2016 14:00 - 15:50 GMT-02
Sala 207 - Escola de Negócios Bloco Laranja

16:45 GMT-02

Coding with the Stars
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Depois de anos falando sobre processos, times e outras soft skills... será que os agilistas experientes da comunidade brasileira ainda sabem codar?

Nessa sessão, chamaremos agilistas bem conhecidos para arregaçar as mangas e codar com quem vier participar dessa divertida sessão de código com as estrelas da comunidade ágil brasileira.


Monday November 7, 2016 16:45 - 17:35 GMT-02
Sala 209 - Escola de Negócios Bloco Laranja

18:00 GMT-02

5 fundamentos essenciais de padrões xUnit
Todos sabemos da importância de TDD e de testes automatizados para o desenvolvimento de software de qualidade. Entretanto, o quão familiar você é com padrões de testes xUnit? No livro “xUnit Test Patterns”, de Gerard Meszaros, vemos como levar nossos testes a um nível acima, melhorando a qualidade dos mesmos através da identificação desmells e uso de diversas práticas, muitas delas simples.

Speakers
avatar for Stefan Teixeira

Stefan Teixeira

QA Automation Engineer, Toptal
Stefan trabalha como QA Automation Engineer na Toptal. Entusiasta de Testes Automatizados (e de tudo que possa ser automatizado!), Agile Testing e da cultura DevOps. Nas horas livres, mantém dois blogs técnicos (stefanteixeira.com.br - pt-br e stefanteixeira.com - en). Co-organizador... Read More →



Monday November 7, 2016 18:00 - 18:25 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)
 
Tuesday, November 8
 

11:00 GMT-02

Autonomia para desenvolvedores: Construindo super comandos
Já pensou em ter as ferramentas necessárias para seu build e/ou criação de infraestrutura complexa na nuvem, executando, em seu servidor de entrega contínua, sem precisar abrir ticket? Não importa quão complexa seja sua necessidade, você pode ter ela atendida com definições dentro do seu código. Isto já é possível hoje.

Speakers

Tuesday November 8, 2016 11:00 - 11:50 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

14:45 GMT-02

Mocking to Integrate: How to isolate your app from external services
Dependencies over external services are definitely an issue for integration test's repeatability. We need to assure that our app can communicate effectively with its dependencies and that we are covering the most use cases with our set of tests. When test's actions change the state of the ExS we are consuming we aren't able to predict the next result and therefore automated testing becomes a real pain.
But what if we could create a test environment mocking those annoying web services? And, what if we get to control the state and behaviour of those mocks for each test case?
This talk will cover: the value of integration testing, test strategies and patterns including consumer driven stubs and contract testing, and some useful tools for mocking external services including Stubby4J.


Tuesday November 8, 2016 14:45 - 15:35 GMT-02
Teatro TUCA (550 lugares)

14:45 GMT-02

Testes vão muito além do TDD: Automação para REST, Web e Mobile
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Nesta sessão mão na massa, vou mostrar a você que testes vai muito além do TDD (que é importantíssimo) e que há outros níveis de teste. Veremos quatro níveis, sendo eles: Automação de API REST, Automação de páginas Web e Automação Mobile. E um último tópico sobre Testes Exploratórios.
é muito importante para o time atender todos os níveis de teste (unitário, serviços, UI) e também executar testes manuais. Com exemplos simples e prático você vai sair desta sessão com um conhecimento que já poderá ser aplicado ao seu time!

Tragam seu notebook para participar da Mão na Massa! Sigam as instruções em  http://eliasnogueira.com/agilebrazil/workshop/pre_condicoes/ para estarem prontos pro dia.

Speakers
avatar for Elias Nogueira

Elias Nogueira

Principal Software Engineer, Backbase
Elias is an experienced IT professional with a background in software engineering, consulting, agile coach, and tech lead, currently working as Principal Engineer in Test at Backbase. He helps software engineers to develop their quality mindset and deliver bug-free software. His specialization... Read More →



Tuesday November 8, 2016 14:45 - 16:35 GMT-02
Sala 209 - Escola de Negócios Bloco Laranja

16:00 GMT-02

UX: Tradicional versus ágil
O UX (User eXperience) Design tradicional não tem espaço em ambientes ágeis!

O que é UX Tradicional?

O que é UX ágil?

De quem é a responsabilidade?

Neste duelo, discutiremos sobre como o UX Design é tradicionalmente ensinado e como ele precisa ser adaptado para contextos ágeis de desenvolvimento de software.

Discutiremos sobre temas como Big Design Up Front, Pesquisas com Usuário, (Proto) Personas, User Story (mapping), Avaliação por Inspeção, Testes de Usabilidade, Entregáveis, Ferramentas, e comunicação dentre Designers e Desenvolvedores.

Não perca este embate!

Speakers
GL

Glauber Laender

Designer de Interface, DigithoBrasil Soluções em Software Ltda
avatar for Tiago  Silva da Silva

Tiago Silva da Silva

Profesor, ICT-UNIFESP
Agile UX Researcher; Professor at UNIFESP; Visiting Professor/Researcher at UofC.


Tuesday November 8, 2016 16:00 - 16:50 GMT-02
Auditório Newman (226 lugares)
 
Wednesday, November 9
 

14:00 GMT-02

Arquitetura de um Projeto com o #AGILEARCHITECTURECANVAS
A maioria das técnicas clássicas exige um tempo valioso para entender tudo o que ocorre na sua aplicação. O #AGILEARCHITECTURECANVAS é uma técnica simples e eficiente para mostrar a arquitetura do seu projeto.

Speakers
avatar for Anderson Diniz Hummel

Anderson Diniz Hummel

Agile Coach, Adaptworks



Wednesday November 9, 2016 14:00 - 14:25 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

14:00 GMT-02

Jogar a documentação no lixo: solução ou suicídio?
Neste duelo, serão discutidos os aspectos positivos e negativos de se documentar em um projeto de software ágil. Várias questões envolvem a documentação de um software, principalmente, se é necessário fazer, quando fazer ou como fazer.

Muitas empresas ou órgãos públicos ainda exigem documentação. Isto torna a construção mais demorada e mais cara. Por outro lado, pressupõe-se que ter um software devidamente documentado torna os gestores mais tranquilos e seguros quanto à qualidade e manutenção do software. Seria esta uma contradição aos valores, os princípios e à cultura ágil? Venha participar conosco e escolher qual combatente atende ao seu ponto de vista!

 

Speakers
avatar for Nadia Costa

Nadia Costa

ANALISTA DE SISTEMAS, SERPRO
Analista de Sistemas do SERPRO, exercendo função principal Analista de Métricas. Especialista em Requisitos e Mestranda da UECE em Ciências da Computação. Exerce treinamentos em Métricas e Requisitos, especialmente em Práticas Ágeis.
avatar for Régis Simão

Régis Simão

SERPRO/FA7


Wednesday November 9, 2016 14:00 - 14:50 GMT-02
Teatro TUCA (550 lugares)

14:30 GMT-02

Indentificando, monitorando e gerindo dívida técnica
Mais de 20 anos se passaram desde que essa metáfora foi criada em 1992 e a partir de então o conceito se tornou conhecido mas não amplamente compreendido. Esta metáfora vem ganhando força e sendo cada vez mais reconhecida como de grande utilidade tanto para a melhoria da qualidade do projeto, quanto para a comunicação entre engenheiros e executivos. Porém, pesquisas tem demonstrado que embora o crescimento da discussão sobre o assunto, o termo é utilizado de forma contraditória no cyber espaço. Por isso, o objetivo deste talk é proporcionar um melhor entendimento do termo, adicionando sugestáµes, formas e ferramentas para identificá-las, monitorá-las e gerí-las.

Speakers
avatar for Graziela Simone Tonin

Graziela Simone Tonin

Professor/Researcher/Student/Dreamer, UFFS
In 2005 I started working on a team that developed a RPG game. I worked through the roles of developer, analyst, project manager, IT coordinator, consultant ... since 2009 I have been working with​​Technical Debt, starting with the Samsung project In Recife/Brazil. I won a worldwide... Read More →



Wednesday November 9, 2016 14:30 - 14:55 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

15:45 GMT-02

Um código de conduta para o desenvolvedor
Um profissional no desenvolvimento de software esta exposto a situações de tamanho poder que muitas das vezes este não sabe direito como se comportar ou se preparar para os desafios que virão em sua carreira.

Baseado em literaturas como CLEAN CODE, CLEAN CODER, O programador Pragmático e Refactoring, elaborou-se um código de conduta para o desenvolvedor na empresa DB1 Global Software. Isto partiu de um comitê técnico que conduziu este assunto e foi difundido em toda companhia através de um livro impresso que todo funcionário ganha ao ser contratado.

Mais do que ser um livro escrito o objetivo é mudança de ambiente e profissionalização dos desenvolvedores.

Speakers
avatar for Wagner Fusca

Wagner Fusca

Agilista, Matera
avatar for Everton Tavares

Everton Tavares

Dev, DB1 Global Software



Wednesday November 9, 2016 15:45 - 16:10 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)
 


Twitter Feed