Loading…
Agile Brazil 2016 has ended
De Volta às Origens
7/11/2016 - 9/11/2016
PUCPR
Curitiba - PR - Brazil

Sign up or log in to bookmark your favorites and sync them to your phone or calendar.

Responder a Mudanças mais que Seguir um Plano [clear filter]
Monday, November 7
 

14:00 GMT-02

Implantação Scrum em escala: de volta às origens
Com o crescimento do Agile, aumentam os cenários de implantação com grande grupo de pessoas. Ao observar os benefícios da utilização do Scrum, muitas empresas têm dispendido esforços para escalar sua implementação.
Em decorência, alguns frameworks surgiram com o objetivo de solucionar os problemas advindos do ganho de escala, suscitando defensores e críticos.
O objetivo dessa apresentação é fomentar a reflexão sobre o tema da agilidade em escala com enfoque nos frameworks Scrum. é necessário escalar? Qual o real problema que temos a resolver? Os frameworks são a solução? Como implementá-los?
Ao fim será possível conhecer brevemente os principais frameworks Scrum escalados (SoS, Nexus, LeSS e SaS) e uma abordagem de implantação "de volta á s origens".

Speakers
avatar for Rodrigo Silva Pinto

Rodrigo Silva Pinto

Agile Coach, Concrete Solutions



Monday November 7, 2016 14:00 - 14:50 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

15:15 GMT-02

Dobro do resultado na metade do tempo
O desperdício de tempo, dinheiro e capital intelectual pode ser fatal para organizações. Em tempos de crise não é exagero considerar que tal desperdício seja um crime contra empresários, funcionários e sociedade em geral. Apesar disto, neste exato momento, a grande maiora das organizações está queimando dinheiro, perdendo tempo e jogando fora conhecimento e oportunidades ao desenvolver software de forma errada. Nesta palestra analisaremos em detalhes o maior caso documentado sobre resgate de projeto de software usando métodos ágeis e veremos que é possível resolver estes problemas, entregando o dobro do valor, na metade do tempo, com muito mais qualidade e economia.

Speakers
avatar for Rafael Miranda

Rafael Miranda

Cultura e Design Organizacional, HE:labs



Monday November 7, 2016 15:15 - 16:05 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

16:45 GMT-02

Uma métrica que importa
Ainda que controversas, métricas estão no cerne de todo o processo de melhoria contínua e amadurecimento de times e organizações. Cada contexto de negócio possuí uma métrica necessária para o entendimento e alavancagem das expectativas de crescimento e entrega. O segredo está em analisar, decidir e coletar dados de acordo com a realidade do seu cenário atual.
A idéia por trás do conceito de Uma única métrica que importa(OMTM) é encontrar o indicador correto para um dado instante, a partir do tipo de negócio que você está inserido no momento. De modo geral, você realmente deve focar em somente uma métrica chave por vez, mesmo que no decorrer do tempo ela mude devido á  realidade do seu projeto ou seu negócio.

Speakers
avatar for Victor Hugo Germano

Victor Hugo Germano

Owner, Lambda3
I am a brazilian entrepreneur, working with Agile since 2004. I have worked on many roles within the software industry. I've delivered code in production as a Software Developer, worked as a Release Engineer helping create the hole Delivery pipeline that now is known as DevOps. Today... Read More →


Monday November 7, 2016 16:45 - 17:35 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

18:00 GMT-02

Como migramos do Scrum para o Lean e eliminamos os feudos com células de produto
Essa sessão tem como tema o relato da experiência em conduzir a transição de Framework Scrum para gerenciamento de projetos e processos para a metodologia Lean em uma empresa de desenvolvimento de Sistemas ERP e mudança de equipes que tratavam de vários assuntos (multidisciplinares) para especialização em módulos do sistema com assuntos específicos, a esses novos grupos denominamos de Células Lean por produto.

Ainda nessa sessão, será abordado a motivação para essa migração, a mudança de cultura da equipe e de outros setores, os conflitos e expectativas, o processo de mudança e os primeiros resultados já colhidos.

Speakers
avatar for Daniel Carrara

Daniel Carrara

Agile Project Manager, Sankhya



Monday November 7, 2016 18:00 - 18:25 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)

18:00 GMT-02

Estratégias para otimizar sistemas de trabalho
Quando se chega num ambiente de desenvolvimento de software que é disfuncional, é difícil formular um plano para resolver os problemas. Tudo está pegando fogo e o tempo é escasso.
Nesta sessão quero compartilhar estratégias e dicas alinhadas á  filosofia Lean, aprendidas na comunidade e com a vivência em consultoria. A idéia é que elas sirvam como um guia para quando você se depara com um sistema de trabalho problemático e precisa torná-lo otimizado e saudável.



Monday November 7, 2016 18:00 - 18:25 GMT-02
Sala 209 - Escola de Negócios Bloco Laranja
 
Tuesday, November 8
 

11:00 GMT-02

No Estimates With No Dogma
#NoEstimates is a controversial topic and discussions on this are often fought with verve, but little progress. I want to take a step back, talk about the reasons why we started to have estimates on projects, how they are used and abused. I want to differentiate between the different purposes that we use estimates for. Discuss the pros and cons for each of the purposes, point our alternatives and discuss where and when to use estimates or better use another approach. All that without being dogmatic!

The goal is to equip you with a better understanding of when to use estimates, and when to use another approach, so that you have the right tool for the right situation.

Speakers
avatar for Tim Ulmer

Tim Ulmer

Problem Solver, ThoughtWorks


Tuesday November 8, 2016 11:00 - 11:50 GMT-02
Teatro TUCA (550 lugares)

11:00 GMT-02

Workshop de Planejamento ágil de Releases
Neste workshop você embarcará em um time ágil. Seu time vem rodando Scrum há algum tempo, mas encontra dificuldade em comunicar e defender seu planejamento de médio prazo. Para resolver esta situação, no workshop, você irá participar do planejamento e simular a execução da próxima release.

Aprenda e exercite as técnicas que permeiam o planejamento de releases, definindo os objetivos, conduzindo as cerimônias com fluidez, realizando estimativas, comunicando o avanço do trabalho, interagindo com um PMO ágil e escalando para múltiplos times. Com um bom release planning você faz estimativas de maior prazo com assertividade, não perde a flexibilidade do escopo e conquista o alto escalão.

Speakers
avatar for Adriano Campestrini

Adriano Campestrini

Lean-Agile Coach & Trainer, Guerrilla Trainers
Lean-Agile Coach & Trainer, engenheiro de software, MBA, PMP, CSM, CSPO, Lean Software Development Practitioner, SASM - SAFe 4.0 Advanced Scrum Master, SPC4 - SAFe Program Consultant. Fundador da OnCast e da Guerrilla Trainers. Bacharel em Sistemas de Informação (UFSC). Há 17 anos... Read More →



Tuesday November 8, 2016 11:00 - 12:50 GMT-02
Sala 209 - Escola de Negócios Bloco Laranja

14:45 GMT-02

Fluxo único no portfolio de projetos com Kanban
Gerenciar todos os projetos da sua empresa é um grande desafio e a variabilidade pode ser um empecilho no planejamento do seu portfólio. Alguns projetos estratégicos são priorizados de última hora, outros perdem a importá¢ncia e são esquecidos.

Como priorizar? Como alocar o time? Como enxergar o todo?

E se ao invés de um time por projeto fosse possível ter um único time de alta capacidade trabalhando em todos os projetos e assim reduzindo o custo da variabilidade? Como rapidamente dobrar a capacidade de um time sem afetar a produtividade?

Venha conferir como estamos experimentando soluções para estes problemas na Taller, usando um Kanban de Fluxo ášnico. Por que aconteceu essa transição e como isso pode funcionar no desenvolvimento de software? Vamos descobrir!

Speakers
avatar for Rafael Caceres

Rafael Caceres

CEO, Taller



Tuesday November 8, 2016 14:45 - 15:35 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

14:45 GMT-02

Micro-práticas ágeis que não aprendemos na teoria
Ao ouvir falar de agilidade pela primeira vez, muitas pessoas têm a sensação de que esse "caminho mágico para a alta produtividade" pode ser a solução de muitos dos seus problemas de desenvolvimento. No entanto, existem algumas micro-práticas de gestão e engenharia que os treinamentos e discursos sobre o tema não ensinam.
Nesta palestra, irei apresentar um total de 9 micro-práticas em gestão ágil que podem ajudar você a enxergar soluções pequenas que, embora não resolvam grandes problemas de gestão, podem evita-los.

Speakers
avatar for Paulo Furtado

Paulo Furtado

Agile Practitioner & Trainer & Coach, Aboutti Tecnologia
Passionate for technology and practices that increases people's productivity and happiness. Interested in creating innovative mobile apps, entrepreneurship and human behaviors in real working environments. Likes to talk about experimentations, innovations, Agile practices in the... Read More →



Tuesday November 8, 2016 14:45 - 15:35 GMT-02
Auditório Newman (226 lugares)
 
Wednesday, November 9
 

14:00 GMT-02

Bons requisitos necessitam de documentação complexa?
O levantamento, análise e documentação de requisitos vem ganhando força, mostrando o valor que esta atividade traz para o processo de desenvolvimento de software.
Ter e manter uma metodologia de desenvolvimento de requisitos, ou então tirar o melhor das metodologias existentes, exige grande conhecimento e maturidade do profissional.

Nesta palestra irei falar como é possível elaborar requisitos com alto nível de abstração e interpretação e acima de tudo de forma ágil.


Wednesday November 9, 2016 14:00 - 14:25 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)

14:30 GMT-02

Follow the white rabbit
Assim como Alice no País das Maravilhas, durante o desenvolvimento de um produto somos lançados á  toca do coelho e, para muitos, é onde a aventura começa. Num mundo complexo, onde a capacidade de adaptar-se rapidamente ao desconhecido é a resposta para soluções inovadoras, você e seu time estão preparados para responder a mudanças mais do que seguir um plano?

Speakers


Wednesday November 9, 2016 14:30 - 14:55 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)

15:15 GMT-02

Utilização de métricas para análise e melhoria do processo ágil
O questionamento de clientes e outros envolvidos quanto a prazos de entrega, velocity e expectativas quanto a entrega de uma release é bem recorrente no desenvolvimento de software, e não é diferente no contexto ágil. Projetar datas de entrega usando velocidades de sprint são muito imprecisas. Quais são as técnicas alternativas para obter projeções mais realistas? Como antecipar possíveis gargalos dentro do processo de construção do meu produto? Como posso expor para os stakeholders as evoluções dos times de forma transparente e simplificada? De forma simples e sem complicação, esperamos reforçar a importá¢ncia em se gerar aprendizado a partir dos dados, com exemplos práticos que podem ser aplicados no dia-a-dia.

Speakers
avatar for Breno Campos

Breno Campos

Project Manager, Plataformatec



Wednesday November 9, 2016 15:15 - 15:40 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)
 


Twitter Feed