Loading…
Agile Brazil 2016 has ended
De Volta às Origens
7/11/2016 - 9/11/2016
PUCPR
Curitiba - PR - Brazil

Sign up or log in to bookmark your favorites and sync them to your phone or calendar.

Inovação e o Futuro mais que Aceitar o Status Quo [clear filter]
Monday, November 7
 

15:15 GMT-02

Fifty years from now: the death of developers by suicide
Systems are everywhere, they pervade every and all aspects of people life’s and yet most of society remains ignorant about our “dark magic” ways.

On the other hand, as wizards and sorcerers, we remain relentless in our pursuit for easy and fast ways to code, to create systems, frameworks, architectures, new development languages, new developments processes, artificial intelligence, intelligence… life? What if we are truly successful with this transformation? What happens if we make it possible that even our grandmother can make an app or a system with 2 clicks? What then? What will become of us? Will there still be a need for Agile?

With this debate we want to defy mainstream thinking, pushing forward creativity by challenging the norm and discuss what’s next after agile or beyond agile.

Speakers
avatar for Erica Briones Graciano

Erica Briones Graciano

Innovation Specialist Extraordinaire, Thoughtworks
Innovation Specialist Extraordinaire na Thoughtworks e board member da Agile Alliance Brazil - apaixonada por inovação, agilidade e gatos - profissional com 18 anos de mercado, com experiência em fazer coisas acontecerem em empresas de grande e pequeno porte, com times nacionais... Read More →
avatar for Joseph Yoder

Joseph Yoder

Agilist, Computer Scientist, Consultant, Object Oriented Developer, ..., The Refactory, Inc (www.refactory.com)
Joseph Yoder is a founder and principle of The Refactory, Inc., a company focused on software architecture, design, implementation, consulting and mentoring on all facets of software development. Joseph is an international speaker and pattern author, a long standing member of the... Read More →



Monday November 7, 2016 15:15 - 16:05 GMT-02
Teatro TUCA (550 lugares)

16:45 GMT-02

If you need to start a project, you've already failed #noprojects
I want to be controversial for a moment and propose an end to IT projects, project management & project managers. I propose that the entire project process is flawed from the start for one simple reason. If you need to run a project, you've already failed.


Monday November 7, 2016 16:45 - 17:35 GMT-02
Teatro TUCA (550 lugares)
 
Tuesday, November 8
 

11:00 GMT-02

O Julgamento da TI Bimodal
Neste duelo, você verá duas opiniões distintas sobre a utilização da TI Bimodal do Gartner. Além de uma breve apresentação sobre o que é, ambos palestrantes irão compartilhar quais aspectos estão sendo aplicados e considerados dentro de suas respectivas adoções e transformações ágeis.

Speakers
avatar for Guilherme Motta

Guilherme Motta

Project Manager, Toptal



Tuesday November 8, 2016 11:00 - 11:50 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

12:15 GMT-02

Agile Analytics
Essa palestra tem como objetivo apresentar as técnicas, práticas, arquiteturas e ferramentas utilizadas em projetos *Agile Analytics*, e como elas se diferenciam de técnicas tradicionais de desenvolvimento de Data Warehouse e sistemas de Business Intelligence. Será apresentado também um modelo de maturidade em análise de dados para organizações, aonde destacamos as características necessárias para que uma organização possa ser considerada "data driven".

Quer saber mais sobre as diferenças entre projetos de desenvolvimento de software tradicionais e projetos que utilizam uma abordagem de *Agile Analytics*? Compareça a esta palestra e aprenda, através de exemplos elucidativos, a desenvolver sistemas de Ciência e Engenharia de Dados de forma ágil e eficaz.


Tuesday November 8, 2016 12:15 - 13:05 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

14:45 GMT-02

Qual o próximo passo das organizações ágeis? Uma empresa ágil não é o último passo da evolução
Vocês conseguiram criar uma empresa 100% ágil, horizontal, colaborativa e livre de problemas, certo? Errado, os problemas ainda aparecem e são totalmente diferentes e mais desafiadores que nunca. Vou apresentar de maneira interativa os problemas que uma empresa ágil enfrenta e uma pequena amostra do nível de evolução pós ágil.

Speakers
avatar for Thomas Kuryura

Thomas Kuryura

Agile Coach, Youse


AB 2016 pptx

Tuesday November 8, 2016 14:45 - 15:35 GMT-02
Sala 207 - Escola de Negócios Bloco Laranja

14:45 GMT-02

Voltando às origens: o passado, o presente e o futuro da agilidade após 15 anos do Manifesto ágil
Em 2016 o Manifesto ágil completa 15 anos desde que foi lançado. Nesta sessão resolvi fazer uma reflexão e voltar á s origens. Busquei em diversas fontes (blogs, artigos, palestras, livros, redes sociais, internet como um todo) várias definições públicas sobre o que é ser ágil. Tem de tudo. Definições simples, complexas, perfeitas, absurdas. Vou apresentá-las e discutir como essas definições influenciam o que, como e por que praticamos a agilidade. Juntarei isto com os principais insights gerados na inédita trilha da Agile Conference 2016 em Atlanta sobre o futuro da agilidade. Desta forma, pretendo discutir o "ser ágil" a partir de uma visão histórica, atual e futura, tendo como base estas definições e a minha própria experiência com o tema, olhando os primeiros 15 e os próximos 15 anos.

Speakers
avatar for Rafael Prikladnicki

Rafael Prikladnicki

Director of Tecnopuc, PUCRS



Tuesday November 8, 2016 14:45 - 15:35 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

16:00 GMT-02

Big Data além das ferramentas
Nos últimos anos _Big Data_ e _Data Science_ vem crescendo rapidamente como abordagens para solucionar novos (e antigos) problemas em diversos projetos. Muitas ferramentas, frameworks e plataformas surgem constantemente e a maioria das discussáµes mantém seu foco para os problemas técnicos que elas solucionam.

O objetivo dessa palestra é apresentar aspectos que geralmente ficam em segundo plano. Discutiremos agilidade em projetos de Big Data e Data Science e os novos desafios para a manutenção de um processo de desenvolvimento ágil, bem como a utilização desses conceitos a serviço da experiência do usuário e estratégia do negócio, através da apresentação de exemplos e suas aplicações em projetos reais.


Tuesday November 8, 2016 16:00 - 16:50 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)
 
Wednesday, November 9
 

14:00 GMT-02

Como aprender enquanto trabalha
Que tal criar uma ferramenta que ajude a você, sua equipe e/ou sua organização a aprender melhor? Que tal aprender como lidar com a falta de conhecimento para completar seu trabalho?
As pessoas, equipes e organizações estão imersas em um ambiente de adaptação contínua, lidando com a falta de conhecimento que emerge dos problemas e dúvidas que enfrentam durante o desenvolvimento dos seus produtos e serviços. O desafio é aprender o necessário para lidar com a falta de conhecimento afetando o mínimo possível o tempo e custo das entregas e mantendo a satisfação do cliente.

Speakers
avatar for Yóris Linhares

Yóris Linhares

Emergent Learning


Wednesday November 9, 2016 14:00 - 15:50 GMT-02
Sala 207 - Escola de Negócios Bloco Laranja

15:15 GMT-02

Uma compilação das técnicas e práticas usadas em 'MOB Programming'
Muitas pessoas acham que é ineficiente e um desperdício em ter toda a equipe trabalhando em um problema. Será que não poderíamos tirar mais proveito dos integrantes desta equipe se dividir e conquistar?
Woody Zuill, que introduziu a ideia de "MOB Programming", diz que não."MOB Programming" é quando todas as pessoas estão trabalhando na mesma coisa, ao mesmo tempo, no mesmo espaço e no mesmo computador. Além de resolver determinado problema com mais facilidade, esta abordagem facilita a comunicação e a aprendizagem dos integrantes no projeto, além de aumentar a qualidade do código.
Venha conhecer a diná¢mica desta abordagem, o ambiente físico predominante, os papéis de cada participante no processo através de exemplos encontrados na literatura bem como a experiência do palestrante.

Speakers
avatar for Frederico Oliveira

Frederico Oliveira

Coordenador de Projetos, SIDI (SAMSUNG Instituto de Desenvolvimento para Informática)
Graduado e mestre em Engenharia de Computação, também com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos e Engenharia de Software. Possui as certificações OCA Java 7, Scrum Master (SCM) e Management 3.0. Foi palestrante na Agile Conference 2015 em Washington/EUA, além nos eventos... Read More →



Wednesday November 9, 2016 15:15 - 15:40 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)
 


Twitter Feed