Loading…
Agile Brazil 2016 has ended
De Volta às Origens
7/11/2016 - 9/11/2016
PUCPR
Curitiba - PR - Brazil

Sign up or log in to bookmark your favorites and sync them to your phone or calendar.

Todos [clear filter]
Monday, November 7
 

09:30 GMT-02

Princípios Ágeis: do software ao negócio
Muita coisa mudou na tecnologia e na maneira como ela influencia os negócios nos últimos 15 anos. Para entender essas mudanças, é preciso percorrer uma linha do tempo que começa em 2001. Talvez você não se lembre, mas nessa época ainda não existia smartphone, Facebook, Twitter, YouTube ou Gmail, e o Google era apenas uma startup. Foi nesse contexto, bem diferente do que vivemos hoje, que nasceu o Manifesto Ágil. De lá para cá, a tecnologia e sua relação com o negócio mudaram em um ritmo acelerado. Deixando de ser apenas suporte, a tecnologia passou a ser o negócio em si, criando nas organizações a necessidade de transformação. Mas como fazer isso? De que forma os princípios que deram origem ao Manifesto quinze anos atrás se aplicam a essa nova realidade? O que podemos esperar para os próximos anos?

Speakers
avatar for Mariana Bravo

Mariana Bravo

Mariana Bravo é consultora e desenvolvedora de software na ThoughtWorks e já atuou em clientes no Brasil, Estados Unidos e na África do Sul. Trabalha há 10 anos com métodos ágeis e se interessa por temas como cultura organizacional, entrega continua e software craftsmanship... Read More →
avatar for Gabriela Guerra

Gabriela Guerra

Gabriela Guerra é a diretora-presidente da ThoughtWorks do Brasil. Apaixonada pela forma com que a tecnologia pode gerar mudanças significativas em equipes e negócios, está em constante aprendizado sobre novas formas de trabalho e gestão, inovação e estratégias digitais. Graduada... Read More →


Monday November 7, 2016 09:30 - 10:20 GMT-02
Teatro TUCA (550 lugares)
  Sessão especial, Keynote

14:00 GMT-02

How to Successfully Adopt Agile in Large-scale Organizations?
Nowadays large companies want to reap the benefits of agile, such as fast reactiveness to change, close customer collaboration and an internally agile organization. Agile methods were originally designed for small projects and organizations making large-scale adoption challenging.

During this talk I will discuss how to successfully transform a large organization into an agile one. I will discuss both challenges and success factors identified in organizations who have already made the transition. I will give several real-life examples from transformations in companies I have collaborated with such as Nokia, Ericsson and F-Secure.

Speakers
avatar for Maria Paasivaara

Maria Paasivaara

Senior Research Scientist, Aalto Universtiy
Dr. Maria Paasivaara is a Research Fellow at Aalto University School of Science, Department of Computer Science and Engineering. Her research interests include global software development, agile software development and scaling lean and agile to globally distributed multi-team projects... Read More →


Monday November 7, 2016 14:00 - 14:50 GMT-02
Teatro TUCA (550 lugares)
  WBMA, Keynote

15:45 GMT-02

Estratégias de Redução de Dívidas Técnicas em Equipes Ágeis
Como a gestão da Dívida Técnica (DT) ainda não faz parte do processo de desenvolvimento de maneira explícita, equipes precisam buscar estratégias para reduzi-las, mas que continuem agregando valor ao negócio. Este artigo apresenta um estudo de caso de como equipes ágeis lidam com as DTs em seu dia-a-dia, observando quais estratégias e práticas de redução de DT são utilizadas. Os dados foram coletados por meio de seis entrevistas com Scrum Masters e líderes técnicos de quatro empresas diferentes. Os resultados sugerem que as equipes se preocupam com a qualidade do software e buscam pagar suas DTs de forma proativa e preventiva. Porém, diversos fatores influenciam na decisão de priorizar as DTs, tais como: a falta de cobertura de testes, o engajamento da equipe, entre outros.



Monday November 7, 2016 15:45 - 16:00 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)
  WBMA, Apresentação

16:00 GMT-02

IBM Design Thinking Software Development Framework
The importance of understanding end user needs and involving them in the software development process is well known in software engineering. AgileSoftware Development methodologies have incorporated user feedback in different ways. User stories should represent the needs of a user, but often expressthe views of the Product Owner or the software development team. Several works have investigated integrating User Centered Design into Agile SoftwareDevelopment to satisfy end user needs. This work proposes a different approach focused on satisfying end user needs employing Design Thinking iterative softwaredevelopment. This methodology was applied in five real software development projects which have been analyzed as part of this work.


Monday November 7, 2016 16:00 - 16:15 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)
  WBMA, Apresentação

16:45 GMT-02

Uso de Gamificação no Gerenciamento Ágil de Projetos: Um Relato de Experiência
Este artigo aborda a gamificação em um processo de gerenciamento ágil de software utilizado por um laboratório de computação. Laboratórioscomo este possuem particularidades diferentes de organizações atuantes no mercado. De acordo com os eventos do processo de gerenciamento ágil do estudo, elementos e mecânicas de jogos foram utilizados para melhorar o comprometimento e desempenho dos colaboradores e incentivar o seguimentodos eventos no processo. O uso de elementos e mecânicas de gamificação resultou em uma manutenção no comprometimento, aumentou emaproximadamente 30% no desempenho dos colaboradores e contribuiu para a melhoria do seguimento do processo de gerenciamento ágil utilizado.



Monday November 7, 2016 16:45 - 17:00 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)
  WBMA, Apresentação

17:00 GMT-02

SimKan: uma abordagem para capacitação em Kanban através de simulação estocástica
Kanban é um metodologia de desenvolvimento de software que tem crescido e ganho cada vez mais adeptos. Com esse crescimento, a necessidade de disseminação do conhecimento no uso de suas práticas é notéria. Por outro lado, a capacitação em processos de software nem sempre é um processo trivial. Muitas vezes é complexo o exerício de algumas práticas de projeto em salas tradicionais de treinamento. Este artigo propõe SimKan, um jogo sério para capacitação em Kanban, que utiliza simulação estocástica para introduzir aspectos de aleatoriedade na execução, permitindo vivência nas principais práticas do método, em curto espaço de tempo e usando ferramentas simples.

Speakers
avatar for Francisco Jose Rego Lopes

Francisco Jose Rego Lopes

Analista de Sistemas, SERPRO


Monday November 7, 2016 17:00 - 17:15 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)
  WBMA, Apresentação

17:15 GMT-02

Modelagem em Desenvolvimento Ágil de Software: uma revisão da literatura
Métodos ágeis vem sendo cada vez mais utilizados em desenvolvimento de software. Porém, verificam-se limitações à medida que o uso dos métodos ágeis avançam para projetos maiores, de grande complexidade e em equipes distribuídas. As técnicas tradicionais de projeto de software, como a modelagem, poderiam ajudar a superar estas limitações. Este artigo tem como objetivo identificar os aspectos relacionados a modelagem em projetos de desenvolvimento de software que utilizam métodos ágeis, apresentando o estado da arte neste tópico. Os resultados mostram que a modelagem é utilizada nos métodos ágeis, ao longo de todo o projeto,especialmente nas primeiras iterações. As linguagens de modelagem utilizadas são a UML, diagramas informais, cartões CRC e linguagem textual.Há uma tentativa de aderência aos métodos formais, além do uso de desenvolvimento orientado a modelos em conjunto com os métodos ágeis, semuma comprovação mais abrangente da efetividade destas propostas. Por fim, observamos que faltam na literatura experimentos sobre modelagemrealizados em projetos que utilizam métodos ágeis.


Monday November 7, 2016 17:15 - 17:30 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)
  WBMA, Apresentação
 
Tuesday, November 8
 

09:30 GMT-02

Creating Great Teams - How Self-Selection Lets People Excel
Aqui está uma ideia radical: confie que as pessoas saibam melhor e deixe-os decidir qual equipe eles devem trabalhar. Deixe que eles mesmos escolham!

A auto-seleção é a maneira mais simples, mais rápida e eficiente para formar equipes estáveis, baseada na crença de que as pessoas ficam mais feliz e mais produtivas se elas podem escolher o que elas querem trabalhar e com quem trabalham.

Vou compartilhar nossos aprendizados e experiências de mais de dois anos de execução de processos de auto-seleção em grandes organizações. Irei mostrar um processo possível de ser reproduzido para saber como criar equipas eficientes em organizações em crescimento e irei responder a perguntas como "Por que que eu faria isso? " e "Como posso convencer a gerência?".

Speakers
avatar for Sandy Mamoli

Sandy Mamoli

Me, Nomad8
I'm a former Olympian, a geek, a gadget junkie, international speaker and author of "Creating Great Teams - How Self-Selection Lets People Excel". I have a masters degree in artificial intelligence and I know quite a lot about Agile.



Tuesday November 8, 2016 09:30 - 10:20 GMT-02
Teatro TUCA (550 lugares)
  Sessão especial, Keynote

11:00 GMT-02

Explorando as fronteiras do Desenvolvimento Ágil na Era Digital
Agilidade é mainstream em desenvolvimento de software há uma década. Com a competitividade da Economia Digital, ser ágil é simplesmente uma necessidade. Enquanto algumas questões originalmente polêmicas, como pair programming e TDD, já foram investigadas e consolidadas, outras surgem ou permanecem desafiadoras. 

Nesta sessão vamos explorar limites de conhecimento científico e aplicado em desenvolvimento ágil na era digital, onde pesquisadores e indústria estão concentrando esforços de aprofundamento. Áreas como segurança, analytics, end-user development, engenharia organizacional e gênero serão nosso foco.

Speakers
avatar for Claudia Melo

Claudia Melo

Professor & Advisory Board Member, University of Brasília & Mulheres na Tecnologia
Nos últimos 17 anos, trabalhei na indústria de software, resolvendo problemas em diversos domínios. Desde 2010, ensino alunos de graduação e pós-graduação. Construir habilidades na indústria e na academia sempre foi desafiador e divertido! Atualmente, sou Professora Adjunta... Read More →


Tuesday November 8, 2016 11:00 - 11:50 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)
  WBMA, Keynote

12:15 GMT-02

Utilização de Metodologias Ágeis em Ambientes de Desenvolvimento Distribuído de Software
O gerenciamento é um dos fatores com influência direta no sucesso da execução de um projeto realizado em ambiente de Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS), visto que, o mau gerenciamento pode ocasionar em atrasos no cronograma, perca de produtividade e custos elevados. Este artigo apresenta os benefícios da utilização de algumas das principais práticas ágeis, diante dos desafios e dificuldades encontrados em gerenciamento de projetos em ambientes de DDS. Os resultados foram coletados em uma pesquisa de abordagem quantitativa com a aplicação de um survey em trinta e cinco profissionais da área. Os resultados deste trabalho indicam uma contribuição positiva do uso dessas práticas.

Speakers
avatar for Marcelo Teixeira

Marcelo Teixeira

Professor Doctor, FEDERAL RURAL UNIVERSITY OF PERNAMBUCO, BRAZIL
Professor Doctor of Federal Rural University of Pernambuco (Núcleo SEMENTE - Chemical Departament) - Department of Statistics and Informatics


Tuesday November 8, 2016 12:15 - 12:30 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)
  WBMA, Apresentação

12:15 GMT-02

Nenhum cabra sabe nada
A vida (e um bocado de estudo, experimentos e histórias) ensinaram agilistas experientes a navegarem em ambientes pouco favoráveis ou contra o vento, e também ensinaram a eles que ainda há muito o que aprender. A sessão "Nenhum cabra sabe nada" será a chance de participantes perguntarem o que quiserem a um especialista da comunidade nacional, que oferecerá sua opinião sobre o assunto -- ou graciosamente desconversará!

Speakers

Tuesday November 8, 2016 12:15 - 13:05 GMT-02
Teatro TUCA (550 lugares)

12:30 GMT-02

Validation Board: Invalidando ideias e descobrindo bons negócios
A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é um método de ensino bastante explorado nos cursos de Ciência da Computação. Para implementá-lo, é necessário escolher bons problemas que guiaram o aprendizado dos alunos. Esses problemas devem instigar o interesse dos alunos, estimular a colaboração e ajudá-los a desenvolver seu conhecimento sobre os assuntos relacionados ao curso. O presente trabalho apresenta um estudo de caso que buscou verificar como o processo de Invalidação de Ideias do Lean Startup aplicada através do Validation Board, uma ferramenta de avaliação de estratégias de negócio, podeauxiliar a escolha de problemas significativos. Os resultados iniciais indicam que a estratégia auxilia os alunos a descartar ideias ruins, aperfeiçoar ideiasinteressantes e escolher produtos que são de fato utilizados por usuários reais.

Speakers
avatar for Avelino F. Gomes Filho

Avelino F. Gomes Filho

Agile Coach and Trainer / Msc. Student, Knowledge 21 / UFRJ
I am a software developer that went through all IT steps. I started in 1998 with microcomputers maintenance. In 2000 I became a programmer, and since that, I played the role of developer, systems analyst, project manager, Scrum Master, Product Owner, functional manager and Agile Coach... Read More →



Tuesday November 8, 2016 12:30 - 12:45 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)
  WBMA, Apresentação

12:45 GMT-02

Aplicação de um Modelo de Maturidade Ágil na Empresa Softdesign
Este artigo descreve como a empresa SoftDesign aumentou a aderência ao Scrum de seus projetos de desenvolvimento ágeis. Foram estudados modelos de maturidade ágeis e, a partir da aplicação da avaliação de um destes nos projetos ágeis em andamento, foi possível perceber e implementar as melhorias necessárias. O resultado deste trabalho foi positivo para a empresa, mas gerou uma reflexão entre a compatibilidade de seguir um modelo de referência e trabalhar em ágil.



Tuesday November 8, 2016 12:45 - 13:00 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)
  WBMA, Apresentação

13:00 GMT-02

Premiações e Encerramento do WBMA
Nesta sessão apresentaremos o melhor artigo e o revisor premiado pelo evento.

Speakers
avatar for Bernardo Estácio

Bernardo Estácio

PhD Candidate, PUCRS
avatar for Tiago  Silva da Silva

Tiago Silva da Silva

Profesor, ICT-UNIFESP
Agile UX Researcher; Professor at UNIFESP; Visiting Professor/Researcher at UofC.

Organizer
avatar for Rafaela Mantovani Fontana

Rafaela Mantovani Fontana

Lecturer and Researcher, Federal University of Paraná


Tuesday November 8, 2016 13:00 - 13:15 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)
  WBMA

17:30 GMT-02

De onde viemos e a relação entre as 3 marias, uma televisão fora do ar e uma barra de ouro
É muito comum nos perguntarmos de onde viemos e podemos buscar respostas em diversas áreas como a filosofia, a religião ou a ciência. No contexto científico, a resposta de onde viemos é uma das viagens mais fascinantes da ciência, uma epopéia que atravessa várias áreas do conhecimento e que envolve um grande número dos maiores cientistas da história. Mais interessante ainda, a história da nossa origem passa a dar um significado muito único e profundo à várias coisas do nosso dia a dia às quais raramente damos o devido valor ou significado. Nesta palestra, responderemos, do ponto de vista da ciência, de onde viemos e, a partir desse conhecimento, nunca mais olharemos para as três marias, para uma tv fora do ar ou para um objeto de ouro sem nos sentirmos profundamente conectados ao cosmos que nos cerca.

Speakers
avatar for Fabio Gozzo

Fabio Gozzo

O Prof.Fábio Gozzo é bacharel em Química pela Unicamp, onde também realizou sua pós graduação na área de espectrometria de massas. Estudou parte de seu doutorado na Purdue University onde trabalhou em projetos envolvendo química pré-biótica. Após a realização de seu... Read More →



Tuesday November 8, 2016 17:30 - 18:20 GMT-02
Teatro TUCA (550 lugares)
 
Wednesday, November 9
 

09:30 GMT-02

Keynote
Speakers
avatar for Juan Bernabó

Juan Bernabó

Juan Bernabó é Nerd, Empreendedor, Investidor e Coach especialista em Disrupção Digital, criador das comunidades AgileBrasil e StartupBrasil, fundador da Teamware do Brasil, da Germinadora, idealizador do The Pragmatic Management Approach e criador do Pragmatic Management Can... Read More →


Wednesday November 9, 2016 09:30 - 10:20 GMT-02
Teatro TUCA (550 lugares)
  Sessão especial, Keynote

15:15 GMT-02

Que futuro você quer pra comunidade ágil nacional?
Ano após ano, discutimos a evolução da comunidade ágil nacional e os caminhos que ela tem tomado. Ano após ano, tentamos montar um Programa para a Agile Brazil que incentive a participação das pessoas em conversas com diferentes níveis de maturidade e de forma inclusiva. Tivemos sucessos e fracassos nos nossos caminhos, e, às vezes, o futuro “natural” nos parece pouco promissor.

Então estamos convocando você, agilista, a vir desenhar a sua visão do futuro da comunidade ágil brasileira, seja ela otimista, realista, pessimista ou completamente louca. Tudo bem. Vem desenhar nosso futuro com a gente.

Moderators
Wednesday November 9, 2016 15:15 - 16:05 GMT-02
Teatro TUCA (550 lugares)
  Sessão especial
 


Twitter Feed