Loading…
Agile Brazil 2016 has ended
De Volta às Origens
7/11/2016 - 9/11/2016
PUCPR
Curitiba - PR - Brazil

Sign up or log in to bookmark your favorites and sync them to your phone or calendar.

Novato [clear filter]
Monday, November 7
 

15:15 GMT-02

Dobro do resultado na metade do tempo
O desperdício de tempo, dinheiro e capital intelectual pode ser fatal para organizações. Em tempos de crise não é exagero considerar que tal desperdício seja um crime contra empresários, funcionários e sociedade em geral. Apesar disto, neste exato momento, a grande maiora das organizações está queimando dinheiro, perdendo tempo e jogando fora conhecimento e oportunidades ao desenvolver software de forma errada. Nesta palestra analisaremos em detalhes o maior caso documentado sobre resgate de projeto de software usando métodos ágeis e veremos que é possível resolver estes problemas, entregando o dobro do valor, na metade do tempo, com muito mais qualidade e economia.

Speakers
avatar for Rafael Miranda

Rafael Miranda

Cultura e Design Organizacional, HE:labs



Monday November 7, 2016 15:15 - 16:05 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

16:45 GMT-02

Direto Ao Ponto - Criando produto de forma enxuta (Livro: Paulo Caroli)
Com a Inception Enxuta em uma única semana de trabalho colaborativo entre time ativo do projeto e equipe do cliente, irão compreender os objetivos do produto, os principais usuários, e o escopo funcional de alto nível tal que o tamanho do projeto pode ser estimado e uma estratégia de lançamento incremental dos MVPs possa ser identificada.
A metodologia da Inception DiretoAoPonto foca no entendimento de valor do negócio e necessidade do usuário para sequenciar o MVP, no produto mínimo, na validação de pedaços menores, bem menos elaborados do que uma versão final, mas viável para verificar se o direcionamento está correto. Ao final da Inception terá a equipe muito bem alinhada e pronta para desenvolver o MVP.
Venha e pare de desperdiçar tempo e dinheiro criando o produto errado!

Speakers
avatar for Mayra R de Souza

Mayra R de Souza

Analista de Negócios, Thoughtworks
Analista de negócios na Thoughtworks, facilitadora de inception enxuta, práticas ágeis e workshops. É apaixonada por pessoas! ;) Tem 15 anos de experiência em gestão e desenvolvimento de pessoas, com foco na qualidade e entrega de valor. Empreendedora na sua jornada... Read More →



Monday November 7, 2016 16:45 - 17:35 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

18:00 GMT-02

Adoção vs Transformação Agile, dicas para dominar essa cultura
Uma adoção muda apenas o que se faz, uma transformação, muda quem se é (Jurgen Appelo).

Para se obter sucesso, precisamos começar a pensar sobre o Agile como uma cultura e não como um produto ou família de processos.

Inspirar você para que, além de compreender essa diferença, seja o artífice para uma transformação agile, dando as dicas de quem tem uma vasta experiência nesse tema e a sugestão do conhecimento básico necessário para abordar a adoção ou transformação Agile. Dicas importantíssimas para permitir transitar esse caminho com segurança, conseguir permanecer nele e evitar insucessos.

Speakers


Monday November 7, 2016 18:00 - 18:25 GMT-02
Auditório Newman (226 lugares)

18:00 GMT-02

Podemos trabalhar juntos? A inclusão de pessoas com deficiência auditiva em equipes ágeis
A inserção de pessoas com deficiência (PcDs) em projetos de TI é um constante desafio para indústria de software. Apesar do auxílio de tecnologias assistivas, de metodologias específicas e de legislação de apoio, o número de PcDs atuando na área de desenvolvimento de software ainda é baixo. Apesar disto, tem sido crescente a participação de PcDs em equipes ágeis. Nesta apresentação compartilharemos um caso real de inclusão de pessoas com deficiência auditiva em equipes ágeis, a partir de uma experiência conjunta entre PUCRS e ThoughtWorks. Abordaremos o contexto, os desafios e as técnicas utilizadas para minimizar ou superar os desafios encontrados.

Speakers
avatar for Rafael Prikladnicki

Rafael Prikladnicki

Director of Tecnopuc, PUCRS



Monday November 7, 2016 18:00 - 18:25 GMT-02
Teatro TUCA (550 lugares)
 
Tuesday, November 8
 

12:15 GMT-02

Do comando-controle para coaching: 5 fatores que ajudaram numa transformação na gestão de pessoas
O objetivo desta palestra é compartilhar experiências reais sobre a gestão de pessoas de uma equipe de qualidade de software em uma empresa multinacional, com times distribuídos que começou a implantação de métodos ágeis em 2012 e está em pleno processo de amadurecimento.
Serão apresentados os desafios da transformação de uma gestão tradicional de comando e controle, onde a estrutura era hierárquica e as pessoas eram recursos executores de tarefas pré-determinadas, para uma gestão que encoraje e impulsione um ambiente ágil, de colaboração e participação, além de outros resultados deste novo modelo de trabalho e seus benefícios para as pessoas e para a empresa.

Speakers
avatar for Roseleine da Silva Lucas

Roseleine da Silva Lucas

Gerente de desenvolvimento, ADP Brazil Labs



Tuesday November 8, 2016 12:15 - 13:05 GMT-02
Auditório Newman (226 lugares)
 
Wednesday, November 9
 

14:00 GMT-02

Bons requisitos necessitam de documentação complexa?
O levantamento, análise e documentação de requisitos vem ganhando força, mostrando o valor que esta atividade traz para o processo de desenvolvimento de software.
Ter e manter uma metodologia de desenvolvimento de requisitos, ou então tirar o melhor das metodologias existentes, exige grande conhecimento e maturidade do profissional.

Nesta palestra irei falar como é possível elaborar requisitos com alto nível de abstração e interpretação e acima de tudo de forma ágil.


Wednesday November 9, 2016 14:00 - 14:25 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)

14:00 GMT-02

Design Thinking para encontrar o real problema a ser resolvido
Através do uso de Design Thinking e do ciclo de pensamento, tenho a oportunidade de facilitar reuniáµes de trabalho ajudando pessoas a se transformarem em times engajados, passando por entender problema, desenvolver ideias, prototipar e testar o que foi pensado.

Quero através desta sessão mostrar isto na prática, rodando uma sessão de design thinking com os participantes.

Speakers

Wednesday November 9, 2016 14:00 - 15:50 GMT-02
Sala 209 - Escola de Negócios Bloco Laranja

14:00 GMT-02

Como aprender enquanto trabalha
Que tal criar uma ferramenta que ajude a você, sua equipe e/ou sua organização a aprender melhor? Que tal aprender como lidar com a falta de conhecimento para completar seu trabalho?
As pessoas, equipes e organizações estão imersas em um ambiente de adaptação contínua, lidando com a falta de conhecimento que emerge dos problemas e dúvidas que enfrentam durante o desenvolvimento dos seus produtos e serviços. O desafio é aprender o necessário para lidar com a falta de conhecimento afetando o mínimo possível o tempo e custo das entregas e mantendo a satisfação do cliente.

Speakers
avatar for Yóris Linhares

Yóris Linhares

Emergent Learning


Wednesday November 9, 2016 14:00 - 15:50 GMT-02
Sala 207 - Escola de Negócios Bloco Laranja

15:45 GMT-02

Um código de conduta para o desenvolvedor
Um profissional no desenvolvimento de software esta exposto a situações de tamanho poder que muitas das vezes este não sabe direito como se comportar ou se preparar para os desafios que virão em sua carreira.

Baseado em literaturas como CLEAN CODE, CLEAN CODER, O programador Pragmático e Refactoring, elaborou-se um código de conduta para o desenvolvedor na empresa DB1 Global Software. Isto partiu de um comitê técnico que conduziu este assunto e foi difundido em toda companhia através de um livro impresso que todo funcionário ganha ao ser contratado.

Mais do que ser um livro escrito o objetivo é mudança de ambiente e profissionalização dos desenvolvedores.

Speakers
avatar for Wagner Fusca

Wagner Fusca

Agilista, Matera
avatar for Everton Tavares

Everton Tavares

Dev, DB1 Global Software



Wednesday November 9, 2016 15:45 - 16:10 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)
 


Twitter Feed