Loading…
Agile Brazil 2016 has ended
De Volta às Origens
7/11/2016 - 9/11/2016
PUCPR
Curitiba - PR - Brazil

Sign up or log in to bookmark your favorites and sync them to your phone or calendar.

Iniciante Avançado [clear filter]
Monday, November 7
 

14:00 GMT-02

Agilidade em times distribuídos
A cada dia que passa, é mais comum encontrarmos times distribuídos em grandes empresas, e ao mesmo tempo que esta tendência se solidifica, ainda percebemos pessoas com medo de que esta forma de trabalho não entregue a mesma qualidade de um time presencial. Após termos participado de diversas experiências com times distribuídos, iremos compartilhar práticas e ferramentas que provam que é possível trabalhar em um time unido, que realiza entregas frequentes e de qualidade de diferentes locações.

Speakers
avatar for Maitê Balhester

Maitê Balhester

Consultant Developer, Thoughtworks
avatar for Renata Nobre

Renata Nobre

Project Manager, Thoughtworks
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), sempre trabalhou em empresas ágeis e com times distribuídos. Atualmente, é gerente de projetos na Thoughtworks e atua em um time com membros no Brasil e na Alemanha.



Monday November 7, 2016 14:00 - 14:50 GMT-02
Auditório Newman (226 lugares)

14:00 GMT-02

Product Backlog Building
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

O Product Backlog bem construído é bastante importante para o cliente compartilhar suas necessidades e prioridades de forma clara e objetiva, assim como também para o Product Owner, ajudando-os a tomar decisáµes de planejamento e gerenciamento eficaz dos requisitos. A qualidade da construção de um Backlog ajuda a manter um ritmo sustentável de entregas relevantes e constantes de valor.

Esta sessão prática fornece técnicas e conceitos para construção de um Backlog facilitando a descoberta e compreensão de produtos, onde seu principal objetivo é a "Elaboração de um Product Backlog Efetivo", vivenciando na prática a construção de um Backlog através do Product Backlog Building (PBB) um processo de construção do Product Backlog que utiliza o Backlog Canvas como ferramenta.

Speakers
avatar for Fábio Aguiar

Fábio Aguiar

Lean Product Manager, Accenture



Monday November 7, 2016 14:00 - 15:50 GMT-02
Sala 209 - Escola de Negócios Bloco Laranja

14:00 GMT-02

Entendendo e Aplicando Especificação por Exemplos
Especificação utilizando exemplos é uma técnica bastante poderosa em projetos ágeis porque nos ajudam e identificar e entender os requisitos para construir o produto correto e com o real valor de negócio ao cliente.

Durante essa sessão mão na massa, você poderá aprender mais sobre a técnica, assim como sobre boas práticas que te ajudarão a levantar requisitos de negócio com mais valor para o time e escrever especificações mais efetivas. Ao final, toda esta especificação gerada documenta o projeto e é utilizada como base para testes de regressão.
Esta sessão mão na massa foi feita para TOD@S, independente de papeis e responsabilidades no time.

Portanto, se você tem interesse em se tornar melhor na escrita e entendimento de especificações, junte-se a nós nessa sessão!

Speakers
avatar for Luiza Helena Santos Nunes

Luiza Helena Santos Nunes

QA/Project Manager, ThoughtWorks
Luiza é formada em Banco de Dados pela FATEC de São José dos Campos. Trabalha na ThoughtWorks desde 2012, e tem experiência em diversas frentes. Já trabalhou como analista de qualidade, líder de desenvolvimento de pessoas e atualmente é gestora de projetos ágeis.
avatar for Pedro Silva

Pedro Silva

QA Consultant, Thoughtworks
Formado em Analise de Sistemas pelo SENAC/RS e atualmente consultor de desenvolvimento e qualidade de software na Thoughtworks Brasil. Pedro acredita que compartilhamento de experiência é a melhor forma de aprender conteúdo.



Monday November 7, 2016 14:00 - 15:50 GMT-02
Sala 207 - Escola de Negócios Bloco Laranja

15:15 GMT-02

Culture at scale
Estamos vivendo a era do "Agile at Scale". As empresas experimentaram o ágil em nível de times e gostaram do resultado.

Agora, temos a atenção dos gestores e executivos e todos querem espalhar essas práticas de agilidade por toda a empresa. Todos querem ser mais rápidos e entregar mais valor e têm visto no ágil a resposta para todos os seus problemas.

No entanto, escalar agilidade não é uma tarefa nada fácil. Muito pelo contrário, na maioria dos cenários essa tem sido uma tarefa simplesmente inviável.

Mas como? Temos vários frameworks de escala e contamos com grandes provedores de ferramentas. Como não conseguimos escalar agilidade?

Nessa palestra você vai conhecer essa e outras respostas e entender a necessidade de se pensar primeiro na cultura e depois nas práticas.

Speakers
avatar for André Nascimento

André Nascimento

Digital Manager / Agilist, McKinsey Digital Labs
Sou um desenvolvedor apaixonado de software há uns 13 anos. Acho que é a melhor definição para que eu faço. Como desenvolvedor, já passei por todas as posições de gestão em médias e grandes de empresas, de gerente de projeto a CTO / COO. Nos últimos mais de 8 anos... Read More →


Monday November 7, 2016 15:15 - 16:05 GMT-02
Auditório Newman (226 lugares)

15:15 GMT-02

Gestão e Liderança: Mais Soft Skills ou Mais Hard Skills?
Os hard skills de gestão são: entender sobre sistemas, implementar ciclos de feedback, decidir centralizar ou descentralizar, interpretar um gráfico, compreender o "economics" de um processo, calcular riscos e outros. Rodrigo Yoshima acha que essas qualidades são mais primordiais que as soft skills.

As soft skills são: comunicação, empatia, motivar pessoas, promover a colaboração, entender a psicologia, atuar como coach, estimular o engajamento e tentar melhorar as pessoas. Alceu Bravo acha que as soft skills tem mais valor que as hard skills.

Ambos concordam que liderança é primordial, mas há diversas maneiras de um líder se manifestar, muitas delas contraditórias ou antagônicas. Nesta sessão Rodrigo e Alceu duelam, um pelos "números" e o outro pela "conversa". Qual será conclusão?

Speakers
avatar for Alceu Bravo

Alceu Bravo

Consultor, Bravo&Co
Alceu Bravo is a Board Member of Agile Alliance Brazil and works as a consultant, helping clients to build digital business based on Agile principles and practices. He has 40+ years of executive and software professional history in technology and service companies and has worked... Read More →
avatar for Rodrigo Yoshima

Rodrigo Yoshima

Consultor e Instrutor Lean/Agile, Aspercom
Melhorando o mercado, de empresa em empresa. Advanced Lean-Kanban University Trainer (AAKT) e Coach (KCP). Marido, pai de duas meninas, empreendedor e velejador...



Monday November 7, 2016 15:15 - 16:05 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

16:45 GMT-02

Minha equipe é ágil, eficiente e eficaz! Será?
Desenvolver times ágeis está muito além de uma estrutura tradicional de equipes, e apesar de se caracterizar pela auto-organização, pelo estreitamento da comunicação entre seus membros e pela busca da eficiência através dos ciclos de feedback, ainda assim podem existir falhas tanto nas entregas planejadas, podendo comprometer a eficácia, como na maneira de conduzir essas entregas, podendo comprometer a eficiência do time. A metodologia ágil busca alcançar a eficiência e a eficácia por meio de hipóteses que são experimentadas ao longo de um projeto, mas isso pode resultar na conquista ou no fracasso do mesmo. Então, trago a seguinte reflexão: é possível prover soluções efetivas para desenvolver times de alta performance?

Vamos descobrir juntos?

Speakers
avatar for Alana Cavalcanti

Alana Cavalcanti

Analista de Sistemas, SERPRO


Monday November 7, 2016 16:45 - 17:35 GMT-02
Sala 207 - Escola de Negócios Bloco Laranja

18:00 GMT-02

Gestão ágil em Arquitetura e Urbanismo
Esta proposta apresenta ensaios de aplicação da Gestão ágil nos escritórios de Arquitetura e Urbanismo, iniciando pela implantação do Kanban Board (o qual é nomeado como Quadro de Fluxo).

O objetivo principal deste projeto é levar a agilidade aos arquitetos urbanistas numa linguagem conhecida para eles. Objetivos secundários são: ajudá-los a enxergar o fluxo de seus processos de produção de projetos e otimizar a comunicação da equipe, empoderando lideranças emergentes e colaborativas.

Speakers

Monday November 7, 2016 18:00 - 18:25 GMT-02
Sala 207 - Escola de Negócios Bloco Laranja

18:00 GMT-02

Implantando métodos ágeis em áreas meio de uma empresa pública - Case de sucesso
Apresentação de sucesso da experiência e dos resultados da utilização de práticas ágeis dos métodos KanBan e SCRUM em área meio da empresa SERPRO, Gestão de Logística, de uma grande empresa pública.
O processo escolhido é referente á  Aquisição e Contratação de materiais e serviços.
Os ganhos obtidos foram:
- Alavancagem dos processos de negócio de uma área meio, através da aplicação de métodos ágeis
- Maior visibilidade e transpaência do processo de aquisição
- Maior engajamento e comprometimento dos envolvidos.
Apresentaremos também, as dificuldades, falhas e aprendizados obtidos até o momento, demostrando através de algumas métricas que evidenciam os ganhos obtidos e a realidade atual que o processo se encontra.

Speakers

Monday November 7, 2016 18:00 - 18:25 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

18:00 GMT-02

Estratégias para otimizar sistemas de trabalho
Quando se chega num ambiente de desenvolvimento de software que é disfuncional, é difícil formular um plano para resolver os problemas. Tudo está pegando fogo e o tempo é escasso.
Nesta sessão quero compartilhar estratégias e dicas alinhadas á  filosofia Lean, aprendidas na comunidade e com a vivência em consultoria. A idéia é que elas sirvam como um guia para quando você se depara com um sistema de trabalho problemático e precisa torná-lo otimizado e saudável.



Monday November 7, 2016 18:00 - 18:25 GMT-02
Sala 209 - Escola de Negócios Bloco Laranja
 
Tuesday, November 8
 

12:15 GMT-02

Agile Analytics
Essa palestra tem como objetivo apresentar as técnicas, práticas, arquiteturas e ferramentas utilizadas em projetos *Agile Analytics*, e como elas se diferenciam de técnicas tradicionais de desenvolvimento de Data Warehouse e sistemas de Business Intelligence. Será apresentado também um modelo de maturidade em análise de dados para organizações, aonde destacamos as características necessárias para que uma organização possa ser considerada "data driven".

Quer saber mais sobre as diferenças entre projetos de desenvolvimento de software tradicionais e projetos que utilizam uma abordagem de *Agile Analytics*? Compareça a esta palestra e aprenda, através de exemplos elucidativos, a desenvolver sistemas de Ciência e Engenharia de Dados de forma ágil e eficaz.


Tuesday November 8, 2016 12:15 - 13:05 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

14:45 GMT-02

É hora das estimativas. Óh... E agora, quem poderá nos ajudar?
Quanto tempo estamos gastando para estimar? Quantas vezes acertamos essas estimativas? Será que realmente acertamos ou estamos apenas nos adequando a elas?
Está na hora de mudarmos o foco, que tal começar a medir!?!?!



Tuesday November 8, 2016 14:45 - 15:35 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)

14:45 GMT-02

Micro-práticas ágeis que não aprendemos na teoria
Ao ouvir falar de agilidade pela primeira vez, muitas pessoas têm a sensação de que esse "caminho mágico para a alta produtividade" pode ser a solução de muitos dos seus problemas de desenvolvimento. No entanto, existem algumas micro-práticas de gestão e engenharia que os treinamentos e discursos sobre o tema não ensinam.
Nesta palestra, irei apresentar um total de 9 micro-práticas em gestão ágil que podem ajudar você a enxergar soluções pequenas que, embora não resolvam grandes problemas de gestão, podem evita-los.

Speakers
avatar for Paulo Furtado

Paulo Furtado

Agile Practitioner & Trainer & Coach, Aboutti Tecnologia
Passionate for technology and practices that increases people's productivity and happiness. Interested in creating innovative mobile apps, entrepreneurship and human behaviors in real working environments. Likes to talk about experimentations, innovations, Agile practices in the... Read More →



Tuesday November 8, 2016 14:45 - 15:35 GMT-02
Auditório Newman (226 lugares)

14:45 GMT-02

Testes vão muito além do TDD: Automação para REST, Web e Mobile
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Nesta sessão mão na massa, vou mostrar a você que testes vai muito além do TDD (que é importantíssimo) e que há outros níveis de teste. Veremos quatro níveis, sendo eles: Automação de API REST, Automação de páginas Web e Automação Mobile. E um último tópico sobre Testes Exploratórios.
é muito importante para o time atender todos os níveis de teste (unitário, serviços, UI) e também executar testes manuais. Com exemplos simples e prático você vai sair desta sessão com um conhecimento que já poderá ser aplicado ao seu time!

Tragam seu notebook para participar da Mão na Massa! Sigam as instruções em  http://eliasnogueira.com/agilebrazil/workshop/pre_condicoes/ para estarem prontos pro dia.

Speakers
avatar for Elias Nogueira

Elias Nogueira

Principal Software Engineer, Backbase
Elias is an experienced IT professional with a background in software engineering, consulting, agile coach, and tech lead, currently working as Principal Engineer in Test at Backbase. He helps software engineers to develop their quality mindset and deliver bug-free software. His specialization... Read More →



Tuesday November 8, 2016 14:45 - 16:35 GMT-02
Sala 209 - Escola de Negócios Bloco Laranja

16:00 GMT-02

Curtir uma ideia não basta: Aprenda porque o usuário não quer o seu produto
Com o movimento Lean Startup, aprendemos que "sair do prédio" e conversar com os futuros usuários é fundamental, em especial através de entrevistas para validar suas hipóteses e sua ideia de produto, porém sem planejamento, um bom roteiro e algumas técnicas esse trabalho pode ser desperdiçado com um monte de informações coletadas e pouco aprendizado real sobre os problemas e o dia-a-dia de seus futuros usuários.

Nessa apresentação vamos compartilhar nossa experiência prática em conduzir milhares de entrevistas com usuários, desde a preparação do roteiro e do plano de pesquisa até a condução das entrevistas e a compilação e compartilhamento dos resultados, e vamos também compartilhar diversas dicas sobre os erros mais comuns a serem evitados.

Speakers
avatar for Priscila Machado

Priscila Machado

UX Designer, Agile Coach, Bravi
Praticante de esportes e atividades físicas aleatórias e não relacionadas, altamente engajada na realização de confraternizações que contenham coxinhas e cervejas. Apaixonada por design thinking e tudo que se relaciona a entrega de valor, user experience, lean e agile.



Tuesday November 8, 2016 16:00 - 16:50 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)

16:00 GMT-02

Big Data além das ferramentas
Nos últimos anos _Big Data_ e _Data Science_ vem crescendo rapidamente como abordagens para solucionar novos (e antigos) problemas em diversos projetos. Muitas ferramentas, frameworks e plataformas surgem constantemente e a maioria das discussáµes mantém seu foco para os problemas técnicos que elas solucionam.

O objetivo dessa palestra é apresentar aspectos que geralmente ficam em segundo plano. Discutiremos agilidade em projetos de Big Data e Data Science e os novos desafios para a manutenção de um processo de desenvolvimento ágil, bem como a utilização desses conceitos a serviço da experiência do usuário e estratégia do negócio, através da apresentação de exemplos e suas aplicações em projetos reais.


Tuesday November 8, 2016 16:00 - 16:50 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

16:00 GMT-02

UX: Tradicional versus ágil
O UX (User eXperience) Design tradicional não tem espaço em ambientes ágeis!

O que é UX Tradicional?

O que é UX ágil?

De quem é a responsabilidade?

Neste duelo, discutiremos sobre como o UX Design é tradicionalmente ensinado e como ele precisa ser adaptado para contextos ágeis de desenvolvimento de software.

Discutiremos sobre temas como Big Design Up Front, Pesquisas com Usuário, (Proto) Personas, User Story (mapping), Avaliação por Inspeção, Testes de Usabilidade, Entregáveis, Ferramentas, e comunicação dentre Designers e Desenvolvedores.

Não perca este embate!

Speakers
GL

Glauber Laender

Designer de Interface, DigithoBrasil Soluções em Software Ltda
avatar for Tiago  Silva da Silva

Tiago Silva da Silva

Profesor, ICT-UNIFESP
Agile UX Researcher; Professor at UNIFESP; Visiting Professor/Researcher at UofC.


Tuesday November 8, 2016 16:00 - 16:50 GMT-02
Auditório Newman (226 lugares)
 
Wednesday, November 9
 

14:00 GMT-02

A importância da transparência na cultura ágil
A transparência é um dois três pilares do Scrum e também um item subjetivamente presente no manifesto ágil em seus valores e princípios. Mas quais são os benefícios de ser transparente com seus colaboradores e a gestão? A transparência é uma forma importante e fundamental de garantir que os colaboradores se sintam pertencentes aos projetos e à empresa, aos resultados, ao sucesso e ao fracasso. 
Conheça também práticas que podem quebrar padrões de processos engessados e auxiliar times e gestão a se comunicarem melhor, impulsionar seu negócio e reter seus talentos.

Speakers
avatar for Mariana Graf

Mariana Graf

People e Facilitadora, Taller



Wednesday November 9, 2016 14:00 - 14:50 GMT-02
Auditório Newman (226 lugares)

14:00 GMT-02

Práticas ágeis: Cerimônias não ortodoxas
Nesta palestra vamos focar na apresentação de práticas ágeis que vão além das mais conhecidas provenientes de eXtreme Programming, Scrum e outras metodologias. Pouco se fala sobre como as equipes de desenvolvimento utilizam a metáfora de sistema, nesta palestra apresento como equipes que eu trabalhei no passado incluíram no seu dia a dia a prática de construir e compartilhar o conhecimento sobre o sistema. Também será abordado alguns cases de práticas utilizadas em startups, clientes e empresas de pequeno, médio e grande porte, algumas com fracasso e outras com sucesso. O intuito é proporcionar uma reflexão aos participantes da palestra e um convite a entender o seu próprio contexto experimentando, criando e avaliando os resultados de novas práticas ágeis.

Speakers
avatar for Guilherme Motta

Guilherme Motta

Project Manager, Toptal



Wednesday November 9, 2016 14:00 - 14:50 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

14:00 GMT-02

Jogar a documentação no lixo: solução ou suicídio?
Neste duelo, serão discutidos os aspectos positivos e negativos de se documentar em um projeto de software ágil. Várias questões envolvem a documentação de um software, principalmente, se é necessário fazer, quando fazer ou como fazer.

Muitas empresas ou órgãos públicos ainda exigem documentação. Isto torna a construção mais demorada e mais cara. Por outro lado, pressupõe-se que ter um software devidamente documentado torna os gestores mais tranquilos e seguros quanto à qualidade e manutenção do software. Seria esta uma contradição aos valores, os princípios e à cultura ágil? Venha participar conosco e escolher qual combatente atende ao seu ponto de vista!

 

Speakers
avatar for Nadia Costa

Nadia Costa

ANALISTA DE SISTEMAS, SERPRO
Analista de Sistemas do SERPRO, exercendo função principal Analista de Métricas. Especialista em Requisitos e Mestranda da UECE em Ciências da Computação. Exerce treinamentos em Métricas e Requisitos, especialmente em Práticas Ágeis.
avatar for Régis Simão

Régis Simão

SERPRO/FA7


Wednesday November 9, 2016 14:00 - 14:50 GMT-02
Teatro TUCA (550 lugares)

14:30 GMT-02

Follow the white rabbit
Assim como Alice no País das Maravilhas, durante o desenvolvimento de um produto somos lançados á  toca do coelho e, para muitos, é onde a aventura começa. Num mundo complexo, onde a capacidade de adaptar-se rapidamente ao desconhecido é a resposta para soluções inovadoras, você e seu time estão preparados para responder a mudanças mais do que seguir um plano?

Speakers


Wednesday November 9, 2016 14:30 - 14:55 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)

14:30 GMT-02

Indentificando, monitorando e gerindo dívida técnica
Mais de 20 anos se passaram desde que essa metáfora foi criada em 1992 e a partir de então o conceito se tornou conhecido mas não amplamente compreendido. Esta metáfora vem ganhando força e sendo cada vez mais reconhecida como de grande utilidade tanto para a melhoria da qualidade do projeto, quanto para a comunicação entre engenheiros e executivos. Porém, pesquisas tem demonstrado que embora o crescimento da discussão sobre o assunto, o termo é utilizado de forma contraditória no cyber espaço. Por isso, o objetivo deste talk é proporcionar um melhor entendimento do termo, adicionando sugestáµes, formas e ferramentas para identificá-las, monitorá-las e gerí-las.

Speakers
avatar for Graziela Simone Tonin

Graziela Simone Tonin

Professor/Researcher/Student/Dreamer, UFFS
In 2005 I started working on a team that developed a RPG game. I worked through the roles of developer, analyst, project manager, IT coordinator, consultant ... since 2009 I have been working with​​Technical Debt, starting with the Samsung project In Recife/Brazil. I won a worldwide... Read More →



Wednesday November 9, 2016 14:30 - 14:55 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

15:15 GMT-02

Uma compilação das técnicas e práticas usadas em 'MOB Programming'
Muitas pessoas acham que é ineficiente e um desperdício em ter toda a equipe trabalhando em um problema. Será que não poderíamos tirar mais proveito dos integrantes desta equipe se dividir e conquistar?
Woody Zuill, que introduziu a ideia de "MOB Programming", diz que não."MOB Programming" é quando todas as pessoas estão trabalhando na mesma coisa, ao mesmo tempo, no mesmo espaço e no mesmo computador. Além de resolver determinado problema com mais facilidade, esta abordagem facilita a comunicação e a aprendizagem dos integrantes no projeto, além de aumentar a qualidade do código.
Venha conhecer a diná¢mica desta abordagem, o ambiente físico predominante, os papéis de cada participante no processo através de exemplos encontrados na literatura bem como a experiência do palestrante.

Speakers
avatar for Frederico Oliveira

Frederico Oliveira

Coordenador de Projetos, SIDI (SAMSUNG Instituto de Desenvolvimento para Informática)
Graduado e mestre em Engenharia de Computação, também com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos e Engenharia de Software. Possui as certificações OCA Java 7, Scrum Master (SCM) e Management 3.0. Foi palestrante na Agile Conference 2015 em Washington/EUA, além nos eventos... Read More →



Wednesday November 9, 2016 15:15 - 15:40 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)

15:15 GMT-02

Kanban no Fluxo de Projetos da Taller: um estudo de caso
Como a implantação do Método Kanban proporcionou mudanças culturais, que aumentaram as interações entre indivíduos, não apenas no nível operacional, mas também nos níveis gerencial e executivo.

Como ocorreu a evolução dos processos? Quais ferramentas foram utilizadas e que possibilitaram mudanças incrementais e evolutivas em busca da melhoria contínua.

Nesta apresentação veremos um estudo de caso das operações da Taller.

Speakers


Wednesday November 9, 2016 15:15 - 16:05 GMT-02
Auditório Newman (226 lugares)
 


Twitter Feed