Loading…
Agile Brazil 2016 has ended
De Volta às Origens
7/11/2016 - 9/11/2016
PUCPR
Curitiba - PR - Brazil

Sign up or log in to bookmark your favorites and sync them to your phone or calendar.

Competente [clear filter]
Monday, November 7
 

14:00 GMT-02

Pay what you want: Uma nova abordagem para a precificação de projetos ágeis
Precificar projetos ágeis é um dos maiores desafios dessa abordagem. Em especial para profissionais que vendem para empresas acostumadas a contratar por escopo. Mas e se você empoderar seu cliente? E se ele pudesse escolher quanto pagar, baseado no valor que está sendo gerado para ele? Nessa apresentação, será relatado um caso real de consultoria no formato pay what you want ou, pague o quanto quiser. Um case de sucesso, baseado na percepção de valor do cliente, que percebeu que seus interesses estavam acima de interesses comerciais e contratos.

Speakers
avatar for Aline Roque

Aline Roque

Líder de Marketing | Produto | Negócios, Mobiltec
Profissional de marketing, atua na área de tecnologia da informação desde 2005. Atualmente, lidera as áreas de marketing, produto e negócios da Mobiltec Sistemas, trabalhando em conjunto com as equipes de desenvolvimento para a concepção de soluções inovadoras e abertura... Read More →



Monday November 7, 2016 14:00 - 14:50 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)

14:00 GMT-02

Ué... não deveria ser... Indivíduos e interação EM EQUIL͍BRIO COM processos e ferramentas?
Após seguir fielmente este mantra do manifesto nos últimos anos, notamos que havia um grande desequilíbrio entre pessoas e processos. E que o MAIS QUE precisava ser encarado em nosso contexto como EM EQUILáBRIO COM. Como identificar os sintomas, perceber os sinais e idéias de como atuar em busca de um equilíbrio.

Speakers

Monday November 7, 2016 14:00 - 14:50 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

14:00 GMT-02

Implantação Scrum em escala: de volta às origens
Com o crescimento do Agile, aumentam os cenários de implantação com grande grupo de pessoas. Ao observar os benefícios da utilização do Scrum, muitas empresas têm dispendido esforços para escalar sua implementação.
Em decorência, alguns frameworks surgiram com o objetivo de solucionar os problemas advindos do ganho de escala, suscitando defensores e críticos.
O objetivo dessa apresentação é fomentar a reflexão sobre o tema da agilidade em escala com enfoque nos frameworks Scrum. é necessário escalar? Qual o real problema que temos a resolver? Os frameworks são a solução? Como implementá-los?
Ao fim será possível conhecer brevemente os principais frameworks Scrum escalados (SoS, Nexus, LeSS e SaS) e uma abordagem de implantação "de volta á s origens".

Speakers
avatar for Rodrigo Silva Pinto

Rodrigo Silva Pinto

Agile Coach, Concrete Solutions



Monday November 7, 2016 14:00 - 14:50 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

16:45 GMT-02

If you need to start a project, you've already failed #noprojects
I want to be controversial for a moment and propose an end to IT projects, project management & project managers. I propose that the entire project process is flawed from the start for one simple reason. If you need to run a project, you've already failed.


Monday November 7, 2016 16:45 - 17:35 GMT-02
Teatro TUCA (550 lugares)

16:45 GMT-02

Coding with the Stars
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Depois de anos falando sobre processos, times e outras soft skills... será que os agilistas experientes da comunidade brasileira ainda sabem codar?

Nessa sessão, chamaremos agilistas bem conhecidos para arregaçar as mangas e codar com quem vier participar dessa divertida sessão de código com as estrelas da comunidade ágil brasileira.


Monday November 7, 2016 16:45 - 17:35 GMT-02
Sala 209 - Escola de Negócios Bloco Laranja

18:00 GMT-02

Como migramos do Scrum para o Lean e eliminamos os feudos com células de produto
Essa sessão tem como tema o relato da experiência em conduzir a transição de Framework Scrum para gerenciamento de projetos e processos para a metodologia Lean em uma empresa de desenvolvimento de Sistemas ERP e mudança de equipes que tratavam de vários assuntos (multidisciplinares) para especialização em módulos do sistema com assuntos específicos, a esses novos grupos denominamos de Células Lean por produto.

Ainda nessa sessão, será abordado a motivação para essa migração, a mudança de cultura da equipe e de outros setores, os conflitos e expectativas, o processo de mudança e os primeiros resultados já colhidos.

Speakers
avatar for Daniel Carrara

Daniel Carrara

Agile Project Manager, Sankhya



Monday November 7, 2016 18:00 - 18:25 GMT-02
Auditório Mário de Abreu (196 lugares)

18:00 GMT-02

5 fundamentos essenciais de padrões xUnit
Todos sabemos da importância de TDD e de testes automatizados para o desenvolvimento de software de qualidade. Entretanto, o quão familiar você é com padrões de testes xUnit? No livro “xUnit Test Patterns”, de Gerard Meszaros, vemos como levar nossos testes a um nível acima, melhorando a qualidade dos mesmos através da identificação desmells e uso de diversas práticas, muitas delas simples.

Speakers
avatar for Stefan Teixeira

Stefan Teixeira

QA Automation Engineer, Toptal
Stefan trabalha como QA Automation Engineer na Toptal. Entusiasta de Testes Automatizados (e de tudo que possa ser automatizado!), Agile Testing e da cultura DevOps. Nas horas livres, mantém dois blogs técnicos (stefanteixeira.com.br - pt-br e stefanteixeira.com - en). Co-organizador... Read More →



Monday November 7, 2016 18:00 - 18:25 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)
 
Tuesday, November 8
 

11:00 GMT-02

Negociando requisitos em conflito: construindo um backlog de sucesso
Um projeto de software é uma solução para entregar valor. O backlog que você construiu tem este objetivo claramente porém podemos encontrar arestas. Todo projeto tem diversos pontos de vista sobre a geração de valor. Os stakeholders têm visáµes diferentes sobre seu software e isto se traduz em histórias que podem ser conflitantes.

Para solucionar conflitos é necessário negociação para que os stakeholders estejam satisfeitos com as histórias que vamos desenvolver. Esta apresentação vai explorar o que significa negociar e como conduzir uma negociação efetiva.

Speakers
avatar for sergio giraldo

sergio giraldo

ARQUITETO DE SOFTWARE/AGILE COACH, GLOBANT


Tuesday November 8, 2016 11:00 - 11:50 GMT-02
Auditório Newman (226 lugares)

11:00 GMT-02

O Julgamento da TI Bimodal
Neste duelo, você verá duas opiniões distintas sobre a utilização da TI Bimodal do Gartner. Além de uma breve apresentação sobre o que é, ambos palestrantes irão compartilhar quais aspectos estão sendo aplicados e considerados dentro de suas respectivas adoções e transformações ágeis.

Speakers
avatar for Guilherme Motta

Guilherme Motta

Project Manager, Toptal



Tuesday November 8, 2016 11:00 - 11:50 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

11:00 GMT-02

No Estimates With No Dogma
#NoEstimates is a controversial topic and discussions on this are often fought with verve, but little progress. I want to take a step back, talk about the reasons why we started to have estimates on projects, how they are used and abused. I want to differentiate between the different purposes that we use estimates for. Discuss the pros and cons for each of the purposes, point our alternatives and discuss where and when to use estimates or better use another approach. All that without being dogmatic!

The goal is to equip you with a better understanding of when to use estimates, and when to use another approach, so that you have the right tool for the right situation.

Speakers
avatar for Tim Ulmer

Tim Ulmer

Problem Solver, ThoughtWorks


Tuesday November 8, 2016 11:00 - 11:50 GMT-02
Teatro TUCA (550 lugares)

11:00 GMT-02

Autonomia para desenvolvedores: Construindo super comandos
Já pensou em ter as ferramentas necessárias para seu build e/ou criação de infraestrutura complexa na nuvem, executando, em seu servidor de entrega contínua, sem precisar abrir ticket? Não importa quão complexa seja sua necessidade, você pode ter ela atendida com definições dentro do seu código. Isto já é possível hoje.

Speakers

Tuesday November 8, 2016 11:00 - 11:50 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

11:00 GMT-02

Workshop de Planejamento ágil de Releases
Neste workshop você embarcará em um time ágil. Seu time vem rodando Scrum há algum tempo, mas encontra dificuldade em comunicar e defender seu planejamento de médio prazo. Para resolver esta situação, no workshop, você irá participar do planejamento e simular a execução da próxima release.

Aprenda e exercite as técnicas que permeiam o planejamento de releases, definindo os objetivos, conduzindo as cerimônias com fluidez, realizando estimativas, comunicando o avanço do trabalho, interagindo com um PMO ágil e escalando para múltiplos times. Com um bom release planning você faz estimativas de maior prazo com assertividade, não perde a flexibilidade do escopo e conquista o alto escalão.

Speakers
avatar for Adriano Campestrini

Adriano Campestrini

Lean-Agile Coach & Trainer, Guerrilla Trainers
Lean-Agile Coach & Trainer, engenheiro de software, MBA, PMP, CSM, CSPO, Lean Software Development Practitioner, SASM - SAFe 4.0 Advanced Scrum Master, SPC4 - SAFe Program Consultant. Fundador da OnCast e da Guerrilla Trainers. Bacharel em Sistemas de Informação (UFSC). Há 17 anos... Read More →



Tuesday November 8, 2016 11:00 - 12:50 GMT-02
Sala 209 - Escola de Negócios Bloco Laranja

12:15 GMT-02

A revolução protestante ágil
Não é dinheiro que me motiva! Dinheiro corrompe! Eu não entendo de dinheiro!

Independe da sua opinião ou sentimento á  respeito dele, o dinheiro segue pagando por lamborghinis, louboutins e cartiers, da mesma forma que segue pagando por hospitais, escolas e iniciativas de auxílio a refugiados ou sobreviventes de desastres, além é claro, por guerras.

Nos isentarmos de discutir dinheiro não o torna menos importante, nem nos exime da responsabilidade e consequências das decisáµes que são tomadas em nosso nome, só nos torna ignorantes e quiçá irresponsáveis.

As escrituras (manifesto ágil) nunca nos proibiram de ganhar ou de lidar com dinheiro, e nesta sessão iremos discutir como nossa atitude em relação a ele precisa ser reformada.

Speakers
avatar for Erica Briones Graciano

Erica Briones Graciano

Innovation Specialist Extraordinaire, Thoughtworks
Innovation Specialist Extraordinaire na Thoughtworks e board member da Agile Alliance Brazil - apaixonada por inovação, agilidade e gatos - profissional com 18 anos de mercado, com experiência em fazer coisas acontecerem em empresas de grande e pequeno porte, com times nacionais... Read More →


Tuesday November 8, 2016 12:15 - 13:05 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

12:15 GMT-02

Valores: quais os seus?
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Você entra naquele lindo escritório da sua empresa e vê pendurado com grande destaque um quadro contendo a missão e a visão da empresa, e lá escondidinho talvez empoeirado uma lista com os valores a serem seguidos.
Você sequer lembra o que está escrito lá?
Quão alinhados você e os demais funcionários estão com aqueles mantras?
Isso realmente motiva a equipe e faz com que todos sigam juntos de mão dadas na mesma direção?
O que a sua empresa está fazendo para transformar aquelas frases em uma cultura organizacional verdadeira?
Reserve um tempo para aprender a analisar os seus valores e da sua empresa nessa sessão prática e veja como você pode ajudar a melhorar a sua cultura organizacional.

Speakers
avatar for Priscila Machado

Priscila Machado

UX Designer, Agile Coach, Bravi
Praticante de esportes e atividades físicas aleatórias e não relacionadas, altamente engajada na realização de confraternizações que contenham coxinhas e cervejas. Apaixonada por design thinking e tudo que se relaciona a entrega de valor, user experience, lean e agile.



Tuesday November 8, 2016 12:15 - 13:05 GMT-02
Sala 207 - Escola de Negócios Bloco Laranja

14:45 GMT-02

Voltando às origens: o passado, o presente e o futuro da agilidade após 15 anos do Manifesto ágil
Em 2016 o Manifesto ágil completa 15 anos desde que foi lançado. Nesta sessão resolvi fazer uma reflexão e voltar á s origens. Busquei em diversas fontes (blogs, artigos, palestras, livros, redes sociais, internet como um todo) várias definições públicas sobre o que é ser ágil. Tem de tudo. Definições simples, complexas, perfeitas, absurdas. Vou apresentá-las e discutir como essas definições influenciam o que, como e por que praticamos a agilidade. Juntarei isto com os principais insights gerados na inédita trilha da Agile Conference 2016 em Atlanta sobre o futuro da agilidade. Desta forma, pretendo discutir o "ser ágil" a partir de uma visão histórica, atual e futura, tendo como base estas definições e a minha própria experiência com o tema, olhando os primeiros 15 e os próximos 15 anos.

Speakers
avatar for Rafael Prikladnicki

Rafael Prikladnicki

Director of Tecnopuc, PUCRS



Tuesday November 8, 2016 14:45 - 15:35 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

14:45 GMT-02

Fluxo único no portfolio de projetos com Kanban
Gerenciar todos os projetos da sua empresa é um grande desafio e a variabilidade pode ser um empecilho no planejamento do seu portfólio. Alguns projetos estratégicos são priorizados de última hora, outros perdem a importá¢ncia e são esquecidos.

Como priorizar? Como alocar o time? Como enxergar o todo?

E se ao invés de um time por projeto fosse possível ter um único time de alta capacidade trabalhando em todos os projetos e assim reduzindo o custo da variabilidade? Como rapidamente dobrar a capacidade de um time sem afetar a produtividade?

Venha conferir como estamos experimentando soluções para estes problemas na Taller, usando um Kanban de Fluxo ášnico. Por que aconteceu essa transição e como isso pode funcionar no desenvolvimento de software? Vamos descobrir!

Speakers
avatar for Rafael Caceres

Rafael Caceres

CEO, Taller



Tuesday November 8, 2016 14:45 - 15:35 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

14:45 GMT-02

Mocking to Integrate: How to isolate your app from external services
Dependencies over external services are definitely an issue for integration test's repeatability. We need to assure that our app can communicate effectively with its dependencies and that we are covering the most use cases with our set of tests. When test's actions change the state of the ExS we are consuming we aren't able to predict the next result and therefore automated testing becomes a real pain.
But what if we could create a test environment mocking those annoying web services? And, what if we get to control the state and behaviour of those mocks for each test case?
This talk will cover: the value of integration testing, test strategies and patterns including consumer driven stubs and contract testing, and some useful tools for mocking external services including Stubby4J.


Tuesday November 8, 2016 14:45 - 15:35 GMT-02
Teatro TUCA (550 lugares)

16:00 GMT-02

☼Energizando pessoas para uma Gestão mais Eficaz ✔
- Você tem um sistema de trabalho onde todos colaboram para um propósito ou depende do esforço heróico de alguns para entregar seus resultados?- O que é de fato energizar pessoas?
- Qual a relação de energizar pessoas e eficácias nos projetos?
- Na verdade o que é eficácia de fato?
- Nossos resultados geram valor de fato ao cliente?
- É possível ter resultados sustentáveis com uma equipe pouco energizada?


Essas são algumas das perguntas que responderemos juntos durante essa apresentação.


Veremos também alguns cases de como energizando pessoas os resultados foram mais eficazes!


Preparem-se para descobrir o poder de um time energizado alinhado a um propósito!


Tuesday November 8, 2016 16:00 - 16:50 GMT-02
Sala 207 - Escola de Negócios Bloco Laranja
 
Wednesday, November 9
 

14:00 GMT-02

Arquitetura de um Projeto com o #AGILEARCHITECTURECANVAS
A maioria das técnicas clássicas exige um tempo valioso para entender tudo o que ocorre na sua aplicação. O #AGILEARCHITECTURECANVAS é uma técnica simples e eficiente para mostrar a arquitetura do seu projeto.

Speakers
avatar for Anderson Diniz Hummel

Anderson Diniz Hummel

Agile Coach, Adaptworks



Wednesday November 9, 2016 14:00 - 14:25 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)

15:15 GMT-02

Utilização de métricas para análise e melhoria do processo ágil
O questionamento de clientes e outros envolvidos quanto a prazos de entrega, velocity e expectativas quanto a entrega de uma release é bem recorrente no desenvolvimento de software, e não é diferente no contexto ágil. Projetar datas de entrega usando velocidades de sprint são muito imprecisas. Quais são as técnicas alternativas para obter projeções mais realistas? Como antecipar possíveis gargalos dentro do processo de construção do meu produto? Como posso expor para os stakeholders as evoluções dos times de forma transparente e simplificada? De forma simples e sem complicação, esperamos reforçar a importá¢ncia em se gerar aprendizado a partir dos dados, com exemplos práticos que podem ser aplicados no dia-a-dia.

Speakers
avatar for Breno Campos

Breno Campos

Project Manager, Plataformatec



Wednesday November 9, 2016 15:15 - 15:40 GMT-02
Auditório Carlos Costa (196 lugares)
 


Twitter Feed