Loading…
Agile Brazil 2016 has ended
De Volta às Origens
7/11/2016 - 9/11/2016
PUCPR
Curitiba - PR - Brazil

Sign up or log in to bookmark your favorites and sync them to your phone or calendar.

Monday, November 7
 

15:15 GMT-02

Gestão e Liderança: Mais Soft Skills ou Mais Hard Skills?
Os hard skills de gestão são: entender sobre sistemas, implementar ciclos de feedback, decidir centralizar ou descentralizar, interpretar um gráfico, compreender o "economics" de um processo, calcular riscos e outros. Rodrigo Yoshima acha que essas qualidades são mais primordiais que as soft skills.

As soft skills são: comunicação, empatia, motivar pessoas, promover a colaboração, entender a psicologia, atuar como coach, estimular o engajamento e tentar melhorar as pessoas. Alceu Bravo acha que as soft skills tem mais valor que as hard skills.

Ambos concordam que liderança é primordial, mas há diversas maneiras de um líder se manifestar, muitas delas contraditórias ou antagônicas. Nesta sessão Rodrigo e Alceu duelam, um pelos "números" e o outro pela "conversa". Qual será conclusão?

Speakers
avatar for Alceu Bravo

Alceu Bravo

Consultor, Bravo&Co
Alceu Bravo is a Board Member of Agile Alliance Brazil and works as a consultant, helping clients to build digital business based on Agile principles and practices. He has 40+ years of executive and software professional history in technology and service companies and has worked... Read More →
avatar for Rodrigo Yoshima

Rodrigo Yoshima

Consultor e Instrutor Lean/Agile, Aspercom
Melhorando o mercado, de empresa em empresa. Advanced Lean-Kanban University Trainer (AAKT) e Coach (KCP). Marido, pai de duas meninas, empreendedor e velejador...



Monday November 7, 2016 15:15 - 16:05 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)
 
Tuesday, November 8
 

11:00 GMT-02

O Julgamento da TI Bimodal
Neste duelo, você verá duas opiniões distintas sobre a utilização da TI Bimodal do Gartner. Além de uma breve apresentação sobre o que é, ambos palestrantes irão compartilhar quais aspectos estão sendo aplicados e considerados dentro de suas respectivas adoções e transformações ágeis.

Speakers
avatar for Guilherme Motta

Guilherme Motta

Project Manager, Toptal



Tuesday November 8, 2016 11:00 - 11:50 GMT-02
Auditório Mendel (280 lugares)

16:00 GMT-02

UX: Tradicional versus ágil
O UX (User eXperience) Design tradicional não tem espaço em ambientes ágeis!

O que é UX Tradicional?

O que é UX ágil?

De quem é a responsabilidade?

Neste duelo, discutiremos sobre como o UX Design é tradicionalmente ensinado e como ele precisa ser adaptado para contextos ágeis de desenvolvimento de software.

Discutiremos sobre temas como Big Design Up Front, Pesquisas com Usuário, (Proto) Personas, User Story (mapping), Avaliação por Inspeção, Testes de Usabilidade, Entregáveis, Ferramentas, e comunicação dentre Designers e Desenvolvedores.

Não perca este embate!

Speakers
GL

Glauber Laender

Designer de Interface, DigithoBrasil Soluções em Software Ltda
avatar for Tiago  Silva da Silva

Tiago Silva da Silva

Profesor, ICT-UNIFESP
Agile UX Researcher; Professor at UNIFESP; Visiting Professor/Researcher at UofC.


Tuesday November 8, 2016 16:00 - 16:50 GMT-02
Auditório Newman (226 lugares)
 
Wednesday, November 9
 

14:00 GMT-02

Jogar a documentação no lixo: solução ou suicídio?
Neste duelo, serão discutidos os aspectos positivos e negativos de se documentar em um projeto de software ágil. Várias questões envolvem a documentação de um software, principalmente, se é necessário fazer, quando fazer ou como fazer.

Muitas empresas ou órgãos públicos ainda exigem documentação. Isto torna a construção mais demorada e mais cara. Por outro lado, pressupõe-se que ter um software devidamente documentado torna os gestores mais tranquilos e seguros quanto à qualidade e manutenção do software. Seria esta uma contradição aos valores, os princípios e à cultura ágil? Venha participar conosco e escolher qual combatente atende ao seu ponto de vista!

 

Speakers
avatar for Nadia Costa

Nadia Costa

ANALISTA DE SISTEMAS, SERPRO
Analista de Sistemas do SERPRO, exercendo função principal Analista de Métricas. Especialista em Requisitos e Mestranda da UECE em Ciências da Computação. Exerce treinamentos em Métricas e Requisitos, especialmente em Práticas Ágeis.
avatar for Régis Simão

Régis Simão

SERPRO/FA7


Wednesday November 9, 2016 14:00 - 14:50 GMT-02
Teatro TUCA (550 lugares)
 


Twitter Feed